Noticias

13/08/2019 Vereadores aprovam programa Saúde na Escola em Natal

Com o objetivo de levar atendimento em saúde nas escolas públicas municipais da capital potiguar, foi aprovado por unanimidade durante a Sessão Ordinária desta terça-feira (13), o Projeto de Lei 111/2015, de autoria do ex-vereador Júlio Protásio, subscrito pelos vereadores Ana Paula (PL), Ary Gomes (PDT), Carla Dickson (PROS), Dickson Nasser Júnior (PSDB) e Raniere Barbosa (AVANTE), que institui o Programa Saúde na Escola na rede municipal de ensino. De acordo com a vereadora Ana Paula, esse Projeto vai garantir que as unidades de saúde estejam presentes também dentro das escolas.

“É um projeto importante para cidade, que vai tirar da UBS as ações e levar para o ambiente escolar, com ações preventivas, avaliações e diagnósticos. Por entender a necessidade desse projeto, hoje os vereadores concordaram com a justificativa do Projeto. Muitas vezes os alunos perdem o prazer pelo estudo, àquela vontade de estudar, porque às vezes estão com algum problema na visão, na audição, então é necessário esse trabalho para evitar isso, bem como cobrar o calendário de vacinas e leva-las para os CMEIS e para as escolas”, afirmou a vereadora Ana Paula.

Segundo o vereador Dickson Nasser Júnior, que subscreveu o projeto, são ações que irão melhorar a saúde das crianças. “Com a presença dos profissionais médicos das unidades básicas também nas escolas iremos garantir mais qualidade de vida e saúde aos nossos estudantes da rede municipal, que poderão ser acompanhados e alertados quanto a sua saúde e inclusive da sua própria família”, disse o vereador.

Durante o discurso, a vereadora Nina Souza (PDT), que votou favorável à aprovação do Projeto, parabenizou a casa legislativa pela aprovação do Projeto de Lei. “O projeto vai dar condições às crianças que estudam em áreas de IDH baixo, para que elas possam ter assistência da primeira porta. Precisamos resgatar a dignidade dos nossos alunos. É inconcebível nossos alunos chegarem à escola com problema de vista, passam o ano inteiro sem diagnosticar o problema, alunos que precisam desse apoio. Sem dúvida um projeto bastante importante para as nossas crianças e a Câmara Municipal está de parabéns”, acrescentou Nina Souza.

 

Prioridade para idosos com mais de 80 anos

Recebeu parecer favorável em primeira discussão, o Projeto de Lei N° 281/2018, de autoria do vereador Paulinho Freire (PSDB), que trata da afixação de cartazes informativos em estabelecimentos informando prioridade especial aos idosos com mais de 80 anos. “É uma lei, que já é uma lei federal, com o advento de o brasileiro estar vivendo mais, e que se sentem quase na obrigação de ter uma lei que garanta prioridade da prioridade para as pessoas com mais de 80 anos, que quantas vezes ficam em filas de bancos, casas lotéricas e outros estabelecimentos comerciais. Então elas terão a prioridade da prioridade para o atendimento, para que a gente possa suprir essa faixa etária com um atendimento prioritário”, explicou o vereador Paulinho Freire.

 

Texto: Kehrle Junior

Fotos: Elpídio Júnior

Voltar

event_note Informativo