Notícia

01/07/2019 Câmara participa das homenagens aos 185 anos da Polícia Militar do RN

Homenagens marcaram, nesta segunda-feira (01), na Escola de Governo - Centro Administrativo, a solenidade em comemoração aos 185 anos da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, que contou com a presença da governadora Fátima Bezerra (PT) na entrega de condecorações para autoridades que contribuem para a missão da instituição. Na ocasião, a Câmara Municipal de Natal foi representada pelo vereador Sueldo Medeiros (PHS) e a vereadora Divaneide Basílio.

O vereador Sueldo Medeiros destacou a importância do trabalho de prevenção da violência. “Hoje, com toda certeza, é um dia muito especial. Quero parabenizar todo os policiais que saem de casa para proteger a sociedade e manter a ordem social. Portanto, estamos aqui para deixar nosso abraço e fortalecer a parceria entre os poderes", afirmou o parlamentar.

Por sua vez, a vereadora Divaneide Basílio falou que os movimentos que defendem os direitos humanos precisam dialogar com as forças policiais. "Todas as grandes questões sociais acontecem no âmbito das cidades, que precisam ser seguras, livres, acessíveis e pacíficas. Então, a Câmara Municipal jamais poderia deixar de participar dos debates sobre a segurança pública".

A governadora Fátima Bezerra falou sobre a contribuição da polícia para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. "Segurança é fundamental para as pessoas viverem e buscarem seus objetivos. Investir neste setor é uma das prioridades dessa gestão desde o primeiro dia. Empenho que já rendeu 30% de redução nos índices de violência no primeiro semestre. A intenção é tranquilizar a população e fazer com que os turistas se sintam seguros para aproveitar as belezas da nossa terra".  

Nas palavras do Comandante da Polícia Militar do RN, Coronel Alarico José Pessoa Azevedo, o trabalho em conjunto com outros setores da sociedade colabora para o aprimoramento da segurança oferecida ao cidadão. Segundo ele, a dedicação da tropa tem sido decisiva para a diminuição da criminalidade em todo estado. "É uma data de celebração e emoção. Essa corporação constitui um dos orgulhos do povo potiguar por sua coragem, seriedade e espírito público. Sempre iremos na direção do interesse da sociedade", concluiu.


Sobre a Polícia Militar

A criação da Polícia Militar no Brasil remonta à visita da Família Real portuguesa ao Rio de Janeiro, em 1808. À época, uma Guarda Real foi instituída para zelar pela segurança dos nobres, dando origem ao primeiro grupamento do tipo no País. As constituições imperiais, posteriormente, já contemplavam a existência desse tipo de força de segurança nos estados.

Cada estado brasileiro possui uma força de segurança cuja função é realizar um policiamento ostensivo e preservar a lei e a ordem pública. Subordinam-se aos governadores estaduais e compõem uma reserva automática das Forças Armadas Nacionais.

A estrutura de organização da Polícia Militar corresponde àquela adotada pelo Exército, com a divisão em regimentos, batalhões, companhias e pelotões, bem como a hierarquia nos postos de comando.

Texto: Junior Martins
Foto: Elpídio Júnior 

Homenagens aos 185 anos da Polícia Militar do RN