06/06/2019 Em sessão solene, Câmara homenageia 30 anos do GACC/RN

Foi com a alegria da Banda Flor de Cactos que a Câmara Municipal de Natal deu início a uma sessão solene, nesta quarta-feira (05), em homenagem aos 30 anos do GACC/RN (Grupo de Apoio à Criança com Câncer). Proposta pela vereadora Eleika Bezerra (PSL), a solenidade ressaltou a atuação dos funcionários e voluntários da instituição com a entrega de diploma meritório pelos relevantes serviços prestados à sociedade.

Em seu discurso, a vereadora Eleika Bezerra recordou a trajetória do grupo. "Dizem que ninguém pode fazer tudo, mas que todo mundo pode fazer alguma coisa. E, melhor até, iniciar alguma coisa. E foi assim que o GACC começou a dar seus primeiros passos lá no final da década de 1980 por meio de voluntários que realizavam visitas aos pacientes internados no Hospital Infantil Varela Santiago".

"Só no ano passado, 33 assistidos foram desligados da Instituição por terem alta do tratamento. Em contrapartida, 47 novas famílias foram acolhidas e encaminhadas aos serviços oferecidos pelo GACC. Para os próximos anos, a expectativa é de fortalecer as ações da instituição e aumentar a arrecadação com os diversos tipos de doações", pontuou Eleika, que completou: "O GACC é feito por várias mãos, por muito trabalho, mas, acima de tudo, por muito amor. Afinal, como diz o slogan de uma de suas principais campanhas, “Motivos para Fazer o Bem Todo Mundo Tem”!".

A presidente do GACC, Francineide Damasceno, agradeceu a homenagem e destacou a importância de todos os membros da entidade. “Estou muito honrada com esse momento, pois administrar uma estrutura desse porte e significado demanda imensa responsabilidade. Mas com a equipe de trabalho que temos, fica muito mais fácil obter qualidade no atendimento”, comemorou. "Em tempo: a melhora estratégia para o combate do câncer continua sendo o diagnóstico precoce e o tratamento em centros de referência", alertou.

Dulzimar Varela de Assis, voluntária Há 17 anos, afirmou que a dedicação da equipe consegue mudar a realidade das crianças atendidas. "É um pedacinho do céu que devolve o chão para os pais com filhos com câncer. Trata-se de uma honra imensurável fazer parte dessa linda história", declarou ao receber homenagem da Câmara.

Lara Mendes, sócia da 2A Publicidade, também foi homenageada pelo voluntariado. "Acredito que a iniciativa do Legislativo natalense constitui uma forma de reconhecimento ao trabalho voluntário e ao benefício que ele traz a toda a comunidade. Isso serve de incentivo para que mais pessoas se sintam encorajadas a somar esforços conosco".

A instituição presta assistência integral a crianças e adolescentes com idade entre 0 e 18 anos, do Rio Grande do Norte e até de outros estados, portadores de câncer e doenças hematológicas, bem como a seus familiares/acompanhantes. Sua estrutura conta com 53 profissionais das diversas áreas, como: psicologia, serviço social, nutrição, pedagogos, motoristas, cozinheiras, serviços gerais, dentre outros, a fim de atender as demandas que surgem com o crescimento do grupo.

Fotos: Marcelo Barroso