24/05/2019 Solenidade marca Dia municipal em memória às vítimas da inquisição no Brasil

Por proposição da vereadora Ana Paula (DC) e do deputado estadual Ubaldo Fernandes (PTC), a Câmara Municipal de Natal e a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, realizaram nesta quinta-feira (23) uma sessão solene alusiva ao Dia municipal em memória às vítimas da inquisição no Brasil, lembrado anualmente no dia 31 de março, e celebrou os 71 anos da independência de Israel. A solenidade contou com a presença do presidente nacional do Centro Israelita do Brasil, Fernando Lattenberg e a participação do vereador Franklin Capistrano (PSB).

“Um assunto que está diretamente ligado a História do Brasil e que muito tem despertado interesse de milhares de brasileiros nos últimos anos é a Inquisição. É de conhecimento que a Inquisição Ibérica iniciada em 1492 na Espanha, e posteriormente, em 1496, em Portugal é um fato histórico que diretamente determinou a colonização do Brasil”, disse a propositora da solenidade, reafirmando a importância pelo fato do acontecimento influenciar culturalmente a sociedade até hoje. “A solenidade atua também, para refletirmos sobre os aspectos que levaram a essa intolerância religiosa e enfatizar o respeito pela escolha de cada um”, afirmou Ana Paula.

A data foi instituída no calendário oficial do município por meio da Lei 6.607 de 29 de abril de 2016. Natal e o Brasil como um todo, tem profunda ligação e identificação com os fatos ocorridos durante a Inquisição, razão pela inegável para a formação cultural e populacional do país a identidade do “cripto-judeu”. O município reconhece a data 31 de março de 1492, como o dia em memória às Vítimas da Inquisição no Brasil. Em respeito à memória destas vítimas, que sofrem até hoje com as consequências desta parte lamentável da nossa história.

"Lembrar da inquisição, não é apenas lembrar da formação cultural brasileira, mas sim reafirmar valores de tolerância, respeito, educação a mulher e liberdade religiosa. É a reafirmação de valores humanitários", destacou o presidente do Centro Israelita do Rio Grande do Norte, Dr. Flávio Hebron.

“Foi um evento emocionante, a inquisição não é algo que ficou no passado, mas que trás consequência até a contemporaneidade, bonito ver uma comunidade judaica tão pujante e alegre", declarou Fernando Lattenberg.

Com informações da Assessoria de Comunicação da vereadora Ana Paula

Foto: Centro Israelita do RN