13/05/2019 Semana da Cidadania LGBT começa hoje em Natal

Dando início a II Semana da Cidadania LGBT, que acontece em Natal entre os dias 13 e 19 de maio, o presidente da Câmara Municipal de Natal, Paulinho Freire (PSDB), e os vereadores Dickson Júnior (PSDB) e Divaneide Basílio (PT) receberam, nesta segunda-feira (13), representantes do movimento. A semana da cidadania LGBT chega a sua segunda edição com apoio do mandato da vereadora Divaneide Basílio e da Prefeitura do Natal e tem como objetivo promover apresentações de música e dança, festas, debates, palestras, atividades esportivas e culturais e diversas ações relacionadas à causa LGBT.

“A Semana da Cidadania LGBT vai garantir respeito e visibilidade a essa causa, mas não se trata apenas de uma semana, que será apenas simbólica, trata-se da vida da comunidade LGBT, da criação de políticas públicas para que esse movimento tenha seus direitos fundamentais garantidos, afirmou a vereadora Divaneide.

Durante a reunião foi assinada, pelos vereadores Dickson Júnior e Divaneide, uma carta que será entregue à Prefeitura do Natal solicitando que, a partir de 2020, a Semana entre no planejamento oficial de eventos do munícipio e que as ações possam ser ampliadas. Dickson, que juntamente com a ex-vereadora Natália Bonavides, é autor da lei que cria a Semana da Cidadania LGBT na capital potiguar destacou a importância de se debater sobre a causa. “Nós tivemos a lei aprovada em 2017 e em 2018 realizamos a primeira edição da Semana da Cidadania LGBT com palestras e ações que dão visibilidade aos gays, lésbicas, bissexuais e transexuais de Natal. Teremos uma programação extensa neste ano para conscientizar a população sobre a LGBTfobia, desenvolvendo, juntamente com a Prefeitura, políticas públicas que garantam que a população LGBT tenha seus direitos respeitados e que seja incluída socialmente”, explicou Dickson Júnior.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Paulinho Freire, destacou que a Casa Legislativa Municipal é solidária à causa e é uma Casa aberta ao debate. “A Semana da Cidadania é uma semana importante porque o movimento LGBT está trabalhando para que a sociedade possa respeitá-lo porque sabemos que existe uma discriminação muito grande, números crescentes de homicídios e de suicídios também, por isso devemos lutar para que esse movimento seja inserido na sociedade sem o preconceito, para que essas pessoas sejam tratadas com igualdade, tenham as mesmas oportunidades e a Câmara Municipal está sempre aberta a  debater sobre isso”, comentou Paulinho Freire.

Após a abertura, a programação da II Semana da Cidadania LGBT segue nesta quinta-feira (16) com a realização de uma Audiência Pública com o tema “Homofobia não é MiMiMi” a partir das 9h30, na CMN, e na sexta, no IFRN Cidade Alta, será realizado o Cine LGBT a partir das 14h, com exibições dos filmes "Sobre Clara", Sailor, No Fim de Tudo e Cuscuz Peitinho. De segunda à sexta, a Prefeitura iluminará, com as cores arco-íris, o viaduto estaiado da Avenida Prudente de Morais e a Ponte Newton Navarro e a Câmara fará iluminação cênica especial em sua fachada em referência à bandeira LGBT.

Texto: Karol Fernandes

Fotos: Marcelo Barroso