18/04/2019 Câmara concede Título de Cidadão Natalense ao seridoense José Figueiredo

“Fico orgulhoso pela homenagem e pela bondade da Câmara Municipal pela honraria”, disse o homenageado José dos Santos Figueiredo, que na noite desta quarta-feira (17), recebeu o Título de Cidadão Natalense, por proposição do vereador Fúlvio Saulo (SD). Natural da cidade de Ouro Branco, na região do Seridó, o professor de Educação Física que vive em Natal desde 1972 - quando veio concluir os estudos no colégio Atheneu e se preparar para o vestibular - foi responsável por treinar diversas figuras importantes do atletismo potiguar, como é o caso da sua esposa e também atleta, Magnólia Figueiredo, que agradeceu a homenagem. “É um reconhecimento pelos serviços prestados a Natal não só como professor e treinador, mas como também pelo ser humano que ele é. Então pra gente é uma alegria, principalmente por todo o trabalho realizado por ele no social”, disse Magnólia Figueiredo.

Amigo do homenageado, o vice-reitor eleito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que também é professor de educação física, Henio Ferreira de Miranda, destacou como ato de justiça. “Esse título que está sendo outorgado é antes de tudo um ato de justiça por tudo que ele fez pelo desporto do estado e do Brasil, especialmente na área do atletismo. Então uma homenagem justíssima”, ressaltou. Filha do casal, a jovem Luiza Figueiredo falou do orgulho pelo reconhecimento ao seu pai. “De todas as qualidades, esse título reconhece a importância que ele tem para o estado e também o impacto que ele teve para tantas pessoas com quem ele trabalhou. Ele fez com que muitas pessoas prosperassem na vida através do esporte e da educação e isso me deixa com muito orgulho. Um título mais que merecido”, Luiza Figueiredo.

O homenageado foi pego de surpresa com a honraria, já que os familiares não informaram nada sobre a entrega do título. “Foi uma surpresa, até eu chegar na Câmara eu não sabia de nada. Isso acabou tornando ainda mais importante a homenagem oferecida. Natal é uma cidade que me deixa orgulhoso”, destacou o Senhor José dos Santos Figueiredo. “Figueiredo representa não só o atletismo e sim o esporte como um todo. Ele nasceu em Ouro Branco, veio para Natal, formou vários atletas transformando a vida de vários jovens e os afastou inclusive das coisas ruins que o mundo oferece, então é com muita satisfação que concedemos essa honraria a Figueiredo”, citou o vereador Fulvio Saulo, propositor do Título.

Texto: Kehrle Junior

Fotos: Verônica Macedo