15/04/2019 Debate na Câmara busca redução do preço das passagens aéreas

A Câmara Municipal de Natal recebeu, nesta manhã (15), representantes do setor turístico, comércio e serviços, vereadores e deputados para debater o que leva Natal a ter passagens aéreas mais caras que nos outros estados e o que fazer para mudar essa realidade. A audiência pública foi proposta pelo presidente da Casa, vereador Paulinho Freire (PSDB), que enviará os encaminhamentos para serem discutidos com representantes das empresas aéreas em Brasília e para que o Senado agilize e aprove matérias que quebrem o monopólio das companhias aéreas.

"Sofremos com uma concorrência desleal que prejudica o turismo, um setor de suma importância com grande cadeia produtiva. Queremos dar nossa contribuição e cobrar para que as tarifas aéreas possam baixar. Temos um aeroporto moderno com incentivo de ICMS para o querosene da aviação para as empresas e queremos chegar a um denominador comum", disse Paulinho Freire. Os vereadores Ana Paula (PSDC), Felipe Alves (MDB), Raniere Barbosa (Avante), Dinarte Torres (PMB) e Klaus Araújo (SD) também defenderam medidas que venham a reduzir os preços das passagens.

O assunto vem sendo debatido na Assembleia Legislativa do Estado, através do deputado Hermano Moraes (MDB) e também na Câmara Federal, pelo deputado João Maia (PR), que se fizeram presentes à audiência. "Pra fazermos turismo precisamos da aviação e não vejo saída para o RN a não ser procurar as empresas e negociar de forma inteligente um acordo que permita que essas empresas façam de Natal um ponto com voos a preços mais convidativos", sugeriu João Maia.

Os secretários estaduais de Tributação, Carlos Eduardo Xavier; e de Turismo, Ana Costa, reconheceram o problema e disseram que o Governo está buscando negociar com as empresas e buscando uma contrapartida das empresas neste sentido, já que são beneficiadas com a redução da alíquota de ICMS do querosene de aviação. "O Governo já fez uma rodada de negócios com as empresas porque abriu mão de receita sem que as operadoras dessem contrapartidas, por isso não houve incremento de voos. A solução passa por novo acordo de redução de ICMS, com exigência de contrapartidas", disse o titular da Tributação.

O secretário de Turismo de Natal, Fernando Fernandes, defendeu a união da classe política e relatou como a cidade deixa de gerar empregos em virtude do problema. "Temos uma indústria do turismo gigantesca, mas com um terço da capacidade produtiva ociosa, ou seja, são 30 mil leitos, dos quais dez mil não estão sendo ocupados e que totalizam cerca de 4 mil apartamentos. Numa conta rápida, são 2.420 empregos que deixam de ser gerados", revelou.

Representantes do trade turístico demonstraram como o preço das passagens afasta turistas e prejudica toda a cadeia produtiva. "Estamos cada dia perdendo mais voos e com isso as passagens ficam caras. Não conseguimos compreender as razões e, por isso, é importante estarmos discutindo para juntos conseguirmos resolver", sugere a presidente do Conselho da ABAV-Associação Brasileira de Agências de Viagens, Diassis Holanda. Para o presidente da ABIH - Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - no estado, José Odécio Júnior, a solução também está na abertura de capital das empresas aéreas. "É fato que existe um monopólio em que empresas aéreas ditam os preços. Só há uma saída: permitir que empresas aéreas sejam abertas para o capital externo capital mundial. E assim, quebrar o monopólio”, disse.

Texto: Cláudio Oliveira
Fotos: Marcelo Barroso