05/02/2019 Presidente da CMN prestigia leitura anual da governadora do estado

O presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Paulino Freire (PMDB), prestigiou, nesta terça-feira (05), na Assembleia Legislativa do RN, a leitura da mensagem anual da governadora do estado, Fátima Bezerra (PT). A mensagem marca a abertura dos trabalhos da 1ª sessão legislativa da 62ª legislatura.

“Nós, como Câmara Municipal de Natal, fazemos parte do Rio Grande do Norte e o Estado estando bem, Natal também estará bem, portanto estamos na expectativa para que a governadora Fátima faça um ótimo trabalho. Sabemos das dificuldades enfrentadas por ela, mas temos certeza que com muita luta a governadora vai recuperar o nosso RN”, afirmou Paulinho Freire.

Em seu discurso a governadora pediu apoio aos deputados para promover a reorganização e modernização administrativa do governo. “Sem criar um único cargo, redesenhamos a estrutura do Estado de modo a permitir a implementação do programa de governo que foi eleito nas urnas”, disse a governadora.

A chefe do executivo estadual comentou sobre a segurança pública do Rio Grande do Norte. “Alcançamos a triste marca do estado mais violento do país, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, e nossa população passou a viver em permanente estado de medo. A segurança despontou como principal preocupação da população durante o processo eleitoral, com as famílias se sentindo presas dentro de casa, porque a violência estava solta nas ruas”. De acordo com Fátima Bezerra, o mês de janeiro, em relação aos anos anteriores, foi o menos violento dos últimos cinco anos. “Alcançamos uma redução em uma série de índices criminais, em especial uma diminuição de 38,5% nas Condutas Violentas Letais Intencionais, os crimes contra a vida. Em relação aos Crimes Violentos Contra o Patrimônio, as diminuições também foram significativas, de 33,59% nos roubos e 19,9% nos furtos qualificados.

Também foi citado no discurso o pacote de medidas para reequilibrar as contas do estado. “Apresentei aqui ações que nós já estamos empreendendo e vamos empreender ao longo desses quatro anos para organizar as contas do estado, pagar em dia nossos servidores e colocar as políticas sociais em funcionamento”, explicou Fátima Bezerra.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), destacou a importância das medidas apresentadas pela governadora para estabilizar as contas públicas. “A mensagem da governadora é clara no tocante aos compromissos de campanha que serão cumpridos na sua gestão, priorizando o equilíbrio das contas públicas para que, dentro de um certo tempo, possa ter um ajuste necessário e retirar o Rio Grande do Norte dessa situação”, concluiu o deputado.

Texto: Karol Fernandes

Fotos: Marcelo Barroso