• ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
Câmara Municipal de Natal

Trabalhando pelo bem da nossa cidade

Notícia

12/10/2017 Em clima de carnaval, Câmara homenageia 20 anos da Acadêmicos do Morro

Um belo capítulo do livro da história da cultura potiguar foi escrito na noite desta quarta-feira (11), na Câmara Municipal de Natal. Durante uma sessão solene que celebrou os 20 anos da Sociedade Recreativa Escola de Samba Acadêmicos do Morro, sambistas de várias gerações presenciaram o congraçamento entre o poder público e a memória daqueles que ajudaram a construir a agremiação do bairro de Mãe Luíza.

Mais do que uma solenidade que recordou baluartes e descendentes de grandes nomes da arte popular, o evento no plenário da Casa serviu para reafirmar a importância que a cultura do samba tem na vida do povo natalense. 

Ao fazer uso da palavra, o vereador Klaus Araújo (SD), propositor da homenagem, afirmou que a classe política precisa colaborar com as escolas de samba, haja vista que o carnaval faz parte da tradição e do turismo da capital. "É uma manifestação artística que apresenta relevante conteúdo social e econômico, contribuindo para o dinamismo da cidade uma vez que, ao se realizar, gera uma série de ações e relações entre diversos agentes comunitários", pontuou o parlamentar.

"Homenagear a Escola Acadêmicos do Morro é a melhor forma de saudar o nosso carnaval. São poucas as entidades culturais de Natal que conseguiram completar duas décadas de existência. Ela não só conseguiu, como teve essa cerimônia brindada pelos excelentes resultados dos últimos carnavais. Seu crescimento representa o desenvolvimento da maior festa do Brasil", comemorou Klaus. 

Fundada em 1997, a Sociedade Recreativa Escola de Samba Acadêmicos do Morro é fruto do amor de um grupo de amigos apaixonados pelo mais brasileiro dos ritmos: o samba. Também surgiu para incentivar atividades artísticas e culturais no bairro de Mãe Luíza, berço da maioria dos integrantes. Já foi campeã do Grupo de Acesso e do Grupo B, além de sempre figurar entre as três campeãs do Carnaval de Natal.

O presidente da agremiação, Carlos Alberto Julião de Oliveira, disse estar emocionado e orgulhoso por receber a honraria do Legislativo. Em seu pronunciamento, ele lembrou a trajetória da instituição. "É uma batalha de 20 anos, e a luta é diária. Para conseguir bons resultados é preciso acreditar no que se faz. E a Acadêmicos do Morro é prova disso. A partir do momento de sua criação nasceu dentro de cada fundador a certeza de que tudo iria dar certo. E essa certeza fez com que a escola fosse acolhida pela comunidade".  

No fim da sessão solene, integrantes dos diversos segmentos da escola puxaram o samba-enredo de 2017. Passistas e casais de mestre-sala e porta-bandeira fizeram uma pequena apresentação, abrilhantando ainda mais a histórica noite, que terminou em clima de carnaval. 


Texto: Junior Martins
Fotos: Verônica Macedo