20/10/2023 CMN realiza solene em alusão ao Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional

Em sessão solene, nesta quinta-feira (19), a Câmara Municipal de Natal homenageou 17 profissionais em alusão ao Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, comemorado anualmente em 13 de outubro, para lembrar a data da oficialização dessas profissões no Brasil. A proposição foi da vereadora Ana Paula, que afirmou que “a solenidade é justa para celebrar e destacar a importância dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais para a saúde, para a qualidade de vida, e para o bem-estar físico e emocional dos pacientes”.

Enquanto a fisioterapia usa o movimento para a recuperação, a terapia ocupacional se utiliza de atividades diárias para a reabilitação, por isso se complementam. Enquanto a fisioterapia trabalha com foco na reabilitação física e motora, a terapia ocupacional promove reabilitações psicomotoras por meio de ocupações cotidianas. Histórica e paralelamente, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais lutam pelo crescimento e o reconhecimento das profissões perante a sociedade, e se unem em conselhos, sindicatos e associações para conquista de visibilidade e garantia de direitos, bem como para a fiscalização do exercício legal das profissões.

Para o presidente do Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do RN, receber o reconhecimento da Câmara Municipal é bastante significativo. Ele lembrou que durante a pandemia da Covid-19, esses profissionais foram essenciais. “Embora a fisioterapia e a terapia ocupacional já sejam reconhecidas há muitos anos, a importância social delas durante a pandemia destacou-se como crucial, pelo número de vidas que foram salvas e a quantidade de pessoas que não ficaram como sequelas em função da abordagem dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, especialmente dentro das unidades de terapia intensiva naquele momento crítico”, destacou.

Jonilson Júnior ressaltou também que a maioria dos homenageados e homenageadas, durante a sessão solene desta quinta-feira, exercem docência, contribuindo para a formação de novos profissionais ou desempenham  importantes papeis dentro de entidades representativas da categoria, razão pela qual considerou justa a homenagem prestada pela Câmara Municipal.

A sessão solene em alusão ao Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional também teve a participação da coordenadora da Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia (Abenfisio), Francisca Rego Oliveira de Araújo, e da vice-presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), Leilane Helena Gomes.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo