03/05/2023 Vereadores aprovam Semana Municipal da Juventude no calendário oficial de Natal

Na sessão ordinária desta quarta-feira (03), foi aprovado o projeto de lei 30/2021, de autoria do vereador Herberth Sena (PL), que cria a Semana Municipal da Juventude, a ser incluída no calendário oficial de eventos de Natal e com programação abrangendo o dia 12 de agosto, data em que se comemora o Dia Nacional da Juventude.

Segundo o PL, o objetivo é promover a conscientização da juventude para o papel de cidadão, bem como a educação e o debate de temas pertinentes aos jovens, como futuro profissional, relacionamento familiar, educação sexual e tantos outros, através de atividades socioeducacionais, de lazer, culturais e esportivas.

“Esperamos muito dos jovens, mas paradoxalmente parecemos esquecer as dificuldades que a juventude enfrenta. Queremos com esse projeto, fazer da Semana Municipal da Juventude um período de reflexão, debate e de protagonismo dos jovens natalenses. E consequentemente ampliar a discussão sobre ações direcionadas à melhoria das condições de vida deles, promover a inclusão, entretenimento e participação social, por meio de atividades integradas, além de inserir a pauta da juventude nas agendas políticas e contribui para a formulação de políticas públicas para efetivação dos direitos dos jovens e suscitar a participação política deles”, justificou o autor.

Na mesma sessão, o plenário iniciou a discussão do projeto de lei 239/2022, de autoria do vereador Milklei Leite (PV), que dispõe sobre a campanha Julho Sem Plástico em Natal, com o intuito educar a população sobre o uso e o descarte correto do material, bem como propor alternativas de reciclagem e substituição do plástico por materiais compostáveis ou biodegradáveis no uso doméstico e comercial, em itens como copos, sacolas, canudos e tantos outros utilizados cotidianamente.

Texto: Ilana Albuquerque

Fotos: Elpídio Júnior