• ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
Câmara Municipal de Natal

Trabalhando pelo bem da nossa cidade

Nossos Vereadores

Divaneide BasílioPT

TELEFONE: 3033-1503

E-MAIL: mandato.diva@gmail.com

REDES SOCIAIS:

BIOGRAFIA:
Filha de trabalhadores rurais, nascida em Pedro Avelino, a vereadora Divaneide Basílio vive em Natal desde os quatro anos de idade.

Quando criança atuava nos movimentos culturais e comunitários do Conjunto Santa Catarina e da Igreja Católica na Paróquia Santa Maria Mãe, zona Norte de Natal, onde mora até hoje.

Na juventude, integrou a Pastoral de Juventude do Meio Popular (PJMP) e a Rede de Jovens do Nordeste.

É mãe de Gabriela, Maria Rita (in memorian), José e Mateus.

No Legislativo natalense presidiu a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Proteção das Mulheres, dos Idosos, Trabalho e Minorias; foi vice-presidenta da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida e membro da Comissão de Planejamento Urbano, Meio Ambiente, Transportes, Habitação, Legislação Participativa e Assuntos Metropolitanos.

Foi a primeira pessoa da sua família a entrar em uma universidade pública federal e, em 2019, concluiu o Doutorado em Ciências Sociais na UFRN, pesquisando a juventude rural.

Identifica-se com as causas da juventude, comunidade negra, mulheres, inclusão, movimentos sociais e de trabalhadores e o direito à cidade.

Ficou na suplência nas eleições municipais de 2016, quando obteve 2.236 votos. Em 2019 assumiu o mandato de vereadora na Câmara Municipal de Natal, tornando-se a primeira vereadora negra da capital potiguar.

Nas eleições de 2020 foi a mulher mais votada da cidade com 5966 votos e segundo lugar geral.

PRODUÇÃO LEGISLATIVA