• ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
Câmara Municipal de Natal

Trabalhando pelo bem da nossa cidade

Nossos Vereadores

Wilma de FariaPT do B

Wilma Maria de Faria nasceu em Mossoró e cresceu no Seridó do Rio Grande do Norte. É professora aposentada pela UFRN com licenciatura em Letras, especialização em Sociologia e mestrado em Educação.

Sua trajetória política foi marcada pelo pioneirismo e pela ousadia. Em 1986 foi eleita a primeira deputada federal do RN, recebendo nota 10 do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) pela atuação em defesa dos direitos sociais dos trabalhadores.

Em 1988, foi eleita a primeira prefeita de Natal, cidade que administrou por três mandatos, iniciados em 1988, reeleita em 1996, em seguida no ano 2000 com reeleição já no primeiro turno. No intervalo dos mandatos foi assessora do governador de Pernambuco, Miguel Arraes, nos anos de 1995/96.

Em 2002, marcou mais um capítulo da história política do Estado, ao ser eleita a primeira governadora do Rio Grande do Norte, com 61,05% dos votos válidos, liderando uma frente de pequenos partidos. Foi reeleita em 2006 e muito desta vitória se deve às obras estruturantes e de cunho social que implantou em todos os municípios do estado. São destaques da sua gestão a Ponte Forte/Redinha Newton Navarro em Natal, as pontes de Jucurutu e de Macau, a  Ilha de Sant’Ana em Caicó,  a Refinaria Clara Camarão em Guamaré,  a construção do  Expocenter e a implantação do Curso de Medicina em Mossoró, a expansão da UERN para todas as regiões do estado, além do maior programa de apoio ao homem do campo – o Desenvolvimento Solidário, entre outras.

Em 2012 seu nome foi apontado para retornar à Prefeitura de Natal mas optou por compor com o então candidato Carlos Eduardo vencendo as eleições como vice prefeita.  Em 2016 deixou o PSB, do qual foi presidente por duas décadas e se filiou ao PT do B, partido pelo qual foi eleita Vereadora para o mandato 2017/2020 na Câmara Municipal de Natal com 4.421 votos.