31/03/2017 Vítimas da inquisição no Brasil são lembradas em cerimônia na CMN

Por proposição da vereadora Ana Paula (PSDC), a Câmara Municipal de Natal realizou, na noite de ontem (30), uma sessão solene alusiva ao Dia municipal em memória às vítimas da inquisição no Brasil, lembrado anualmente no dia 31 de março. Presentes à solenidade o presidente da casa, vereador Raniere Barbosa (PDT) e os vereadores Franklin Capistrano (PSB), Kleber Fernandes (PDT), Nina Souza (PEN), Preto Aquino (PEN), Bispo Francisco de Assis (PRB) e Dinarte Torres (PMB) reforçaram a lembrança. Na ocasião, o Centro Israelita do Rio Grande do Norte (Cirn) recebeu a homenagem da Câmara de Natal.

“Um assunto que está diretamente ligado a História do Brasil e que muito tem despertado interesse de milhares de brasileiros nos últimos anos é a Inquisição. É de conhecimento que a Inquisição Ibérica iniciada em 1492 na Espanha, e posteriormente, em 1496, em Portugal é um fato histórico que diretamente determinou a colonização do Brasil”, disse a propositora da solenidade, reafirmando a importância pelo fato do acontecimento influenciar culturalmente a sociedade até hoje. “A solenidade atua também, para refletirmos sobre os aspectos que levaram a essa intolerância religiosa e enfatizar o respeito pela escolha de cada um”, afirma Ana Paula.

A data foi instituída no calendário oficial do município por meio da Lei 6.607 de 29 de abril de 2016. Natal e o Brasil como um todo, tem profunda ligação e identificação com os fatos ocorridos durante a Inquisição, razão pela inegável para a formação cultural e populacional do país a identidade do “cripto-judeu”.

De acordo com o presidente do Centro Israelita, Samuel Max Gabbay, a solenidade visa além de lembrar as vítimas e a intolerância religiosa, também demonstra a influência da Inquisição nos hábitos culturais e sociais no Rio Grande do Norte. “É muito interessante quando Natal quer mudar o paradigma e conhecer a sua história. É fundamental a Câmara fazer esse evento para lembrar a formação cultural da cidade”, afirma Samuel.

Para o presidente da casa, vereador Raniere Barbosa, é uma honra valorizar a comunidade israelita. “É muito importante para o poder legislativo exaltar uma religião historicamente importante para a nossa cidade. Gera respeito por essa comunidade que tanto sofreu no tempo da inquisição. Além disso, fico satisfeito em ver a valorização das sessões solenes em decorrência da presença de inúmeros vereadores”, declara Raniere.

Texto: Gabriela Fernandes
Fotos: Verônica Macedo