18/06/2018 Câmara Municipal vê possibilidade de recuperar ambulâncias paradas em galpão

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Natal realizou um encontro na tarde desta segunda-feira (18) com a presença do secretário Municipal de Saúde, George Antunes. Entre os assuntos foram discutidas a possibilidade de recuperação das ambulâncias abandonadas, a implementação do plano de cargos dos médicos e a apresentação do relatório de atividades do primeiro quadrimestre de 2017.

Na semana passada a Comissão de Saúde encontro 19 ambulâncias abandonadas em péssimo estado de conservação no galpão de materiais inservíveis do Departamento de Logística e Suprimentos (DLS), no bairro Dix-Sept Rosado. Contudo, não foi feito uma avaliação sobre a possibilidade de recuperar os veículos. Por isso, o vereador Fernando Lucena (PT), presidente da Comissão, propôs à Secretaria que convoque a equipe técnica de manutenção de veículos da Companhia de Serviços Urbanos (Urbana) para fazer a avaliação e possível recuperação.

"Essa mesma equipe da Urbana já recuperou vários carros da Semsur [Secretaria de Serviços Urbanos], que estavam parados. Porque não fazer o mesmo para que essas ambulâncias possam fazer a transferência de doentes de uma UPA pra um hospital, por exemplo? Vimos as ambulâncias paradas que estão indo pra leilão, mas a discussão não é sobre o leilão. É sobre o que vai a leilão. Vai que alguma coisa ainda pode ser utilizada?", indagou.

O secretário George Antutes, titular da Saúde, se comprometeu em aceitar a proposta e que vai fazer a solicitação à Urbana. Ele também adiantou que irá cobrar da Secretaria de Administraão (Semad) a celeridade no leilão, haja vista que o prédio é alugado e para encerrar o contrato de locação para devolver o prédio e reduzir a despesa é preciso esvaziar o prédio.

"Esse é um fato que precisa ser bem avaliado. O que foi feito foi uma análise superficial. É preciso que um perito faça essa análise para que que possamos fazer, com base no princípio da economicidade, alguma recuperação. Esse leilão dos bens inservíveis é feito pela Semad, que já tem a relação dos bens. O que for leiloado será de atribuição da Semad e o que puder ser recuperado será de nossa responsabilidade. Já acatamos a sugestão do vereador Lucena de fazer o contato com a oficina da Urbana para que eles nos deem uma avaliação mais precisa", explicou.

Além dos materiais inservíveis, o galpão da DLS também armazena materiais novos, que aguardam a conclusão de obras em unidades de saúde para serem destinados. O secretário se comprometeu em dar um armazenamento adequado ao material novo, já que o armazenamento conjunto em um local inadequado e com pouca fiscalização facilita a ocorrência de furtos ou até mesmo de danos.

Os vereadores Cícero Martins (PSL) e Preto Aquino (PATRI) também participaram dos debates levando demandas da população para o secretário.

Texto: Marcius Valerius

Foto: Verônica Macedo