• ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
Câmara Municipal de Natal

Trabalhando pelo bem da nossa cidade

Notícia

14/06/2018 Em solenidade Câmara homenageia protetores de animais e veterinários

Reconhecer o trabalho de homens e mulheres que abraçam a causa do bem-estar dos animais foi o objetivo da sessão solene, realizada na noite desta quarta-feira (13), através de uma proposição do vereador Sandro Pimentel (PSOL), ocasião em que os médicos veterinários Tarcísio Alves Barreto Filho e Nelsinete Almeida Barbosa Nogueira receberam títulos de cidadania natalense.   A vereadora Eudiane Macedo (PTC) participou da cerimônia e Sandro Pimentel também foi homenageado.

"É uma causa que a gente fala mais com o coração do que com a razão. Se cuidar da vida humana é muito difícil, cuidar de animais é muito mais. E por isso a importância de reconhecer o trabalho de todos aqueles que têm essa dedicação. É um orgulho ser autor desses títulos de cidadania por tudo que estes dois profissionais têm feito e que ainda farão por esta causa. Que continuem nos ajudando para aprovarmos mais inciativas nesta Casa em favor dos animais", destacou o propositor da solenidade, relembrando a dificuldade de atendimento veterinário público.

Por sua dedicação e identificação com a causa animal, a veterinária Nelsinete Barbosa foi condecorada com título de cidadania. A nova natalense começou seu contato com animais levando filhotes de gatos de rua para casa. Depois, no grupo de veterinários solidários, viajava para cidades onde não havia a medicina veterinária, para oferecer atendimento gratuito aos animais dessas cidades. "Me sinto extremamente agradecida. Depois que comecei a trabalhar com a causa animal me transformei em outra pessoa. Cuidar de um animal de rua, também é cuidar das pessoas e por isso estou sempre a disposição", agradeceu a veterinária, que continua atuando como defensora da causa animal em Natal. 

Outro título de cidadania foi concedido ao médico veterinário carioca Tarcísio Barreto Filho. Pós-graduado pela UFRN, Instituto Bioethicus/SP e Associação Nacional de Clínicos do Estado do Rio Grande do Norte (Anclivepa/SP), ele é responsável pelo setor de Ortopedia e Traumatologia da Policlínica Animal, onde atua como Cirurgião Geral. "Me sinto responsável por uma causa tão sensível. Horas que se dizem perdidas, para mim foram ganhas na recuperação de animais. Receber essa homenagem por ter chegado na cidade e prestar esse serviço é de grande honra para mim. Agradeço a todos os que direta ou indiretamente ajudaram nessa minha formação", destacou o homenageado que é pioneiro em neurocirurgia animal no Rio Grande do Norte. 

Na solenidade, os dois médicos veterinários e outros 11 protetores de animais foram homenageados com diplomas do Mérito Legislativo pelos serviços prestados à sociedade. Foram eles: Amora Brian, Islândia Kalina Santos Fonseca, Grace Kely Viana Fernandes, Kalinara Melo Silva, Michele Tainara Terezinha da Silva Almeida, Lígia Karina, Carla Brandão Cavalcanti, Orione Fonseca, Rosania Bezerra da Cruz,   Maria de Fátima Frota dos Santos, Ana Patrícia Alecrim de Morais.

 

***Assista a solenidade pelo canal da TV Câmara/Natal: https://www.youtube.com/watch?v=bTxEI8Vcknc


Texto: Cláudio Oliveira
Fotos: Verônica Macedo