16/05/2018 Igreja Presbiteriana do Brasil no RN é homenageada na Câmara por seus 122 anos

O 122º aniversário da Igreja Presbiteriana do Brasil no RN foi comemorado em uma sessão solene da Câmara Municipal de Natal, realizada nesta terça-feira (15), no Plenário Érico Hackradt. Durante o evento, proposto pelo vereador Dinarte Torres, foram homenageados nomes de relevância na história dessa comunidade cristã, inclusive o pastor responsável pela igreja, Marcos Tadeu Torres, que recebeu o Título de Cidadão Natalense.

Em seu discurso, o vereador Dinarte Torres disse que além do longo período da instituição na capital potiguar, a Igreja Presbiteriana se destaca pelo trabalho de evangelização e serviços sociais que presta à comunidade. "Trata-se de uma denominação centenária. É muita história pra contar e imensa contribuição para a cidade. Diante disso, me sinto realizado por essa o autor de uma proposição que tem o objetivo de reverenciar aqueles que anunciam as boas novas de Jesus", destacou.

"Também não poderia deixar de prestar uma homenagem especial ao pastor Marcos Tadeu Torres. Um paulista que em pouco tempo se integrou ao modo de vida de Natal e aqui tem feito um brilhante serviço, sendo instrumento nas mãos de Deus para conduzir o seu rebanho. Merece, sim, receber a cidadania natalense, que constitui o título honorífico mais relevante que este parlamento oferece", acrescentou Dinarte.

Na sequência, o pastor Marcos agradeceu as homenagens falando que Deus fez frutificar o trabalho da Igreja Presbiteriana em Natal. Segundo ele, a missão da igreja é resgatar vidas para o reino do Senhor e em prol de uma sociedade melhor. "Em nome de toda comunidade presbiteriana, registro aqui meus agradecimentos à Casa do Povo pela belíssima deferência que nos confere nesta noite".

Flávio Américo Dantas, pastor auxiliar da Congregação, ressaltou que a Igreja Presbiteriana se renova permanentemente, dentro do princípio de reconhecer e respeitar o outro, mesmo as denominações que não são cristãs. "Esse momento histórico deve ser celebrado, pois gerações de potiguares foram influenciadas pelo evangelho ministrado naquela igreja", recordou.

A Igreja Presbiteriana teve início no movimento cristão surgido com a Reforma Protestante, por Martinho Lutero, e foi fundada por João Calvino. No Brasil, o presbiterianismo foi introduzido pelo missionário inglês reverendo Ashbel Green Simonton (1833-1867), em 12 de agosto de 1859. O presbiterianismo nacional se desdobrou em vários ramos, entre eles a Igreja Presbiteriana do Brasil, Presbiteriana Independente, Presbiteriana Conservadora, Presbiteriana Fundamentalista, Presbiteriana Renovada do Brasil e Presbiteriana Unida do Brasil.

Fotos: Verônica Macedo