15/05/2018 Câmara realiza sessão solene em homenagem ao Dia do Enfermeiro

Nesta segunda-feira (14), o Dia Internacional da Enfermagem foi lembrado na Câmara Municipal de Natal com a realização de uma sessão solene de iniciativa do vereador Ériko Jácome. A data, comemorada oficialmente no dia 12 de maio, homenageia o nascimento da britânica Florence Nacth Gueiou, pioneira da Enfermagem Moderna. Na ocasião, nomes de destaque do segmento foram agraciados com diploma meritório pela contribuição que deram para o desenvolvimento da Saúde no Rio Grande do Norte.

O vereador Ériko Jácome lembrou que ao longo das décadas a Enfermagem vem formando profissionais em todo mundo comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano. "Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Essas variações de cargos fazem com que mais talentos se juntem ao setor e proporcionam o surgimento de novas metodologias de trabalho", pontuou.

"Homenagear mentes brilhantes empenhadas na área da saúde é um privilégio. Os enfermeiros e enfermeiras merecem todos nosso respeito e nossa deferência, porque o serviço deles é valioso para a comunidade e fico feliz desta Casa prestar aos profissionais da Enfermagem reconhecimento merecido", comemorou o parlamentar.

A secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde (SMS), Genilce Almeida, destacou a importância da solenidade. "Celebrar é um dos caminhos para valorização dos profissionais da enfermagem que exercem uma função tão importante. Trata-se do membro da equipe do hospital que passa mais tempo com o paciente, que sente e alivia suas dores, tem contato direto com o maiores medos do ser humano: o medo da dor e da morte".

Luciano Cavalcanti, presidente do Sindicato dos Enfermeiros (SINDERN), argumentou que apesar de o profissional de Enfermagem estar passando por inúmeras dificuldades, "com os salários que ainda não são como deveriam ser, condições de trabalho que precisam ser melhoradas, faz-se necessário reconhecer que esse profissional é o sustentáculo da saúde pública".  Para ele, são trabalhadores que precisam ser reconhecidos pelos relevantes serviços prestados à sociedade.

"Hoje o enfermeiro está inserido na atividade profissional como outra qualquer da área de saúde. Tem conhecimento técnico e científico para assumir qualquer cargo. Sua dedicação é o grande diferencial, possui espírito coletivo e gosta de trabalhar em equipe. Enfim, a homenagem do Legislativo natalense é justa!", finalizou Cavalcanti, que discursou em nome dos homenageados da noite.

Fotos: Verônica Macedo