17/04/2018 Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado na Câmara

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, ou simplesmente Dia Mundial do Autismo, é comemorado dia 2 de abril e serve para ajudar a sensibilizar a população sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo mundo. Para reforçar a iniciativa, a Câmara Municipal de Natal, por proposição da vereadora Ana Paula (PSDC), realizou nesta terça-feira (17) uma sessão solene para homenagear a data. Participaram da solenidade profissionais empenhados na temática da inclusão social e representantes de instituições que atuam no atendimento a pessoas com transtorno do espectro do autismo, além de familiares e amigos, que foram agraciados com diploma meritório pelos relevantes serviços prestados à causa.

"É bom que se diga que o autismo não é tão raro como alguns pensam. São milhões de pessoas afetadas em todo mundo; cerca de dois milhões no Brasil. O tratamento deve ser iniciado logo que surjam os primeiros sinais de risco para o desenvolvimento infantil, evitando que o desenvolvimento dessas crianças se encaminhe para transtornos ou deficiências graves", defendeu a vereadora Ana Paula.

Segundo ela, é o empenho de médicos, psicólogos, professores e, sobretudo, a dedicação incondicional de mães, pais e familiares que, mediante a troca de experiências e apoio mútuo, tem gerado o crescimento, a inclusão, a realização e a felicidade dos autistas. "Assim, nesse dia especial, ciente de que o autismo é questão de saúde pública, pelo número de pessoas que afeta e pelas nossas dificuldades em lidar com o tema, quero felicitar não só os autistas, mas também todos aqueles que conseguiram ultrapassar as diversas barreiras que impedem a interação com os portadores do autismo, e que dedicam o seu tempo e os seus esforços para proporcionar-lhes uma vida mais digna", completou a propositora da homenagem.

Também presente na sessão solene, o presidente da Casa, vereador Raniere Barbosa (Avante), lembrou uma lei de sua autoria que institui o "Programa Censo de Inclusão do Autista", para análise do quantitativo e da identificação do perfil socioeconômico dos autistas. "Precisamos conhecer a realidade que pretendemos alterar para que as políticas públicas sejam eficazes e gerem benefícios para as famílias. Em tempo: acredito que o exercício da cidadania é o respeito, e respeito significa ausência de preconceito", avaliou o presidente.

Adriana Gomes, presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Autistas do RN (APAARN), parabenizou o Legislativo natalense por levar ao conhecimento público o debate sobre inclusão social. "Trata-se de um exemplo positivo de ação política transformadora, pois promove conhecimento, tolerância e justiça. Certamente, todos que participaram deste ato solene levarão as palavras de força e esperança ditas aqui para sempre na memória", comemorou. Ronaldo Cruz, da Rede Unificada Nacional e Internacional em Defesa das Pessoas com Autismo (Reunida), disse que a solenidade é um marco no processo de defesa e luta pela efetivação de direitos. "Que possamos continuar firmes na promoção de programas de inclusão para as pessoas autistas, aproveitando suas potencialidades e habilidades", destacou.

Fotos: Verônica Macedo