12/04/2018 Câmara Municipal participa da abertura oficial da Campus Party

A Câmara Municipal de Natal, que foi uma das instituições que teve a iniciativa de trazer a Campus Party para a capital potiguar, participou da abertura oficial do evento realizada na noite desta quarta-feira (11), no Centro de Convenções. A abertura teve a presença de representantes do poder público, de da iniciativa privada e dos próprios participantes.

O vereador Sueldo Medeiros, presidente da Comissão de Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação e embaixador da Câmara na Campus Party, apresentou emendas parlamentares que auxiliaram na captação do evento. Ele lembrou das constantes conversas que tornaram possível a realização do evento em Natal.

"Hoje a gente está realizando um sonho que tivemos acerca de um ano, quando a gente começou a estudar o assunto. A partir do projeto do Parque Tecnológico de Natal, entendemos que seria importante ter um evento como esse. Bati em muitas portas. Estive no Governo do Estado, Prefeitura, Justiça Estadual e Federal, Sebrae e todos foram solícitos. Antes a gente ousou. Hoje vemos o fruto do nosso trabalho. É um grande trabalho coletivo que está mostrando seu resultado hoje", contou.

O presidente da Câmara, Raniere Barbosa, destacou a importância do evento para a atração de turistas. Durante o evento, que segue até o próximo domingo (15), são esperadas mais 50 mil pessoas. Ele também enalteceu o evento para colocar Natal dentro do cenário mundial da tecnologia.

"É muito importante eventos como esses que fortalecem o turismo, que é sua principal atividade econômica. A Campus Party vem exatamente como um divisor de águas para que possamos potencializar essa atividade tão importante para a nossa cidade. Um evento como esse vem fazer com que Natal seja a capital do mundo da tecnologia, nesse momento, através da Campus Party", disse.

O próprio presidente da Campus Party, Francesco Farruggia, confirmou a inclusão de Natal no mapa das cidades digitais do mundo reconhecendo o potencial turístico do evento e enaltecendo as belezas naturais da cidade. Ele destacou a importância do evento como um instrumento de aprendizado tecnológico para todas as idades.

"É a primeira vez na história da humanidade que os filhos e os netos ensinam aos pais e avós. E eles aprendem sozinhos. O problema de aprender só é que eles precisam ser orientados, precisam saber o caminho das pedras. E aqui teremos palestras e workshops nesse sentido. E esse evento coloca Natal no mapa das cidades das regiões digitais do mundo. Fazemos a Campus Party Singapura, Estados Unidos, Canadá, África, toda a Europa. Agora estamos em Natal: quer lugar mais bonito no mundo em que se pode fazer uma Campus Party?", brincou

O vice-presidente da Comissão, vereador Robson Carvalho, fez uma análise geral do evento. Ele lembrou da importância econômica do evento, mas também observou o aspeto social, já que aplicativos de natalenses estão sendo desenvolvidos e apresentados durante a Campus Party para melhorar a qualidade da vida da população de Natal.

"É um evento grandioso. Vejo com bons olhos. Fazemos parte da Comissão de Ciência e Tecnologia e vimos a construção com reuniões e apresentando emendas. É um evento importantíssimo para o desenvolvimento tecnológico da nossa cidade e também desenvolvendo o turismo e fomentando a economia. E que nele nós possamos trazer projetos que têm impacto direto na vida dos natalenses como um aplicativo que melhorem a mobilidade urbana e um aplicativo que melhore a saúde pública", pontuou.

Sobre a Campus Party

A Campus Party é a maior experiência tecnológica do mundo que reúne jovens geeks em um festival de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e universo digital. Realizada pela primeira vez em 1997, na Espanha, a Campus Party conta hoje com mais de 475 mil campuseiros cadastrados em todo mundo, e já produziu edições em países como Espanha, Holanda, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Equador, Itália e Cingapura. O evento está presente no Brasil há onze anos e pela primeira vez é realizado em Natal.