11/04/2018 Impacto do Carnaval 2018 para o Comércio é apresentado à Comissão de Turismo

Nesta terça-feira (10), a Comissão de Turismo da Câmara Municipal de Natal recebeu o diretor executivo da Fecomércio RN, Jaime Mariz, que realizou, durante o encontro, uma apresentação dos resultados obtidos pelo Carnaval Multicultural de Natal 2018. De acordo com os dados que foram expostos, a capital potiguar foi um dos destinos mais procurados para o período de Carnaval, sendo um dos destinos brasileiros de destaque para os dias de reinado de Momo. Em 2016 e 2017 as pesquisas já apontavam uma tendência de crescimento da atração.

Segundo os números, 95% dos turistas que participaram do evento recomendariam o Carnaval de Natal e 76,6% pretendem voltar à cidade (contra 61% em 2017). Outro aspecto positivo foi o impacto da festa nos negócios. Em média, cada comerciante empregou quatro pessoas e o investimento médio feito por cada empresa visando o período foi de R$ 2.904,06. Para 26,9% as vendas no Carnaval foram acima do esperado. Ao todo, o Carnaval Multicultural de Natal movimentou mais de R$ 61 milhões e um público estimado em 573 mil pessoas (26,7% maior do que o de 2017).

"O Carnaval de Natal precisa ser encarado como negócio e instrumento de geração de emprego e renda para a população. Iniciativa de sucesso que repercute nos segmentos de Comércio, Serviços e Turismo. E a nossa cidade possui imensas vantagens competitivas. Para se ter uma ideia, o item mais bem avaliado pelos turistas foi a hospitalidade dos natalenses", frisou Jaime Mariz.

Ele informou que foram realizadas 702 entrevistas com foliões e outras 301 com comerciantes formais e informais. "Essa pesquisa é realizada há quatro anos com a função de orientar os nossos comerciantes. Por exemplo, saber qual o volume de recursos que vai circular, e de posse deste conhecimento o empreendedor se prepare, defina a demanda e chegue preparado para atender bem o público. Enfim, os números atestam que foi uma aposta certeira investir no Carnaval. São quase 600 mil pessoas que brincam na paz, na alegria e no trabalho", pontuou o representante da Fecomércio RN.

Por sua vez, o vereador Paulinho Freire ficou satisfeito com os resultados da pesquisa. "Isso mostra o crescimento do Carnaval como um todo. Gerou lucros para o comércio e conquistas sociais com o surgimento de novas oportunidades de trabalho pra muita gente, que é o que mais importa. Torço para que tenha continuidade, haja vista que Natal precisa incentivar o turismo de eventos para não ficar dependente apenas do turismo de alta estação".

Fotos: Elpídio Júnior