21/03/2017 Cobrança de academias a personal trainers é tema de audiência

A Câmara Municipal de Natal reuniu mais uma vez em audiência pública, realizada na manhã de hoje (21), proposta pelo vereador Klaus Araújo (SD), profissionais da Educação Física para discutir a cobrança de academias a personal trainers pelo uso dos seus espaços.

Os personal trainers reclamam que, mesmo os clientes pagando a mensalidade, eles são cobrados pelas academias. "Essa cobrança onera o profissional e também os clientes. Nós defendemos um consenso e propomos uma normatização, padronizando em contrato entre as partes a questão de uniforme, a contrapartida do personal em divulgação, enfim, determinando o que cabe a cada um", enfatizou o presidente do Sindicato dos Profissionais de Educação Física, Hugo Câmara.

Já os empresários de academias defendem a necessidade da lucratividade e dizem que a isenção compromete as finanças dos empreendimentos, de modo que, por se tratar de empresas privadas não se pode abrir mão do espaço para terceiros. "Cada empreendimento tem um plano de negócios que calcula a ocupação do espaço físico e equipamentos. Não faz sentido um profissional independente ter direito a usufruir e lucrar de um espaço particular sem pagar nada. Além disso, a academia é responsável por todos aqueles que estão dentro dela, o que aumenta a responsabilidade nestes casos", argumentou o empresário Marcelo Cavina.

Um projeto de Lei do vereador Klaus Araújo está prestes a ser votado em plenário prevendo o fim do repasse dos personal trainers cobrados pelas academias de ginástica, visto que os clientes das academias já pagam suas mensalidades. "Pedi para esperar um pouco a votação para que possamos discutir melhor com as partes envolvidas. Alguns estados e municípios já determinaram o fim dessa cobrança e isso pode ser feito aqui com o projeto de lei quando se entende que há duplicidade no pagamento", explica Klaus Araújo.

Fotos: Marcelo Barroso