16/03/2018 Câmara faz homenagem e resgata a história dos 25 anos do Coral da UNP

As vozes do Coral da Universidade Potiguar - UNP deram o tom da sessão solene desta quinta-feira (15) na Câmara Municipal de Natal. O grupo participou da cerimônia para receber homenagem pelos 25 anos de atividades. A menção honrosa foi recebida pelo professor e regente do Coral, Isak Lucena, e pelo diretor da Escola do Direito da UNP, Fernando Cabral, que representou o corpo diretivo da universidade.

O ato foi solicitado pela vereadora Ana Paula (PSDC), com aval de todos os membros da Casa Legislativa natalense, justificando que o Coral da UNP, composto por alunos, ex-alunos e professores da instituição, tem se feito presente nos mais importantes festivais e encontros de coros do Brasil.

Em seu pronunciamento oficial, a parlamentar destacou que ao apresentar a proposta da homenagem, teve como objetivo valorizar o trabalho de um grupo que há tanto tempo contribui para o desenvolvimento cultural da cidade. "Quantos tiveram, nestes 25 anos, a oportunidade de serem tocados em suas almas pelo encanto da arte, pois não há espírito que não se eleve ao som harmonioso da música. Então, esta equipe merece que nós reconheçamos a sua marca em nossas vidas", frisou a vereadora Ana Paula.

Hoje, o Coral apresenta um repertório eclético, com músicas sacras, eruditas, folclóricas, populares, potiguares, regionalistas, passando pela MPB e outras manifestações. "Como bem disse o filósofo Friedrich Nietzsche: Sem a música, a vida seria um erro. Se todos usassem mais a música em nosso dia a dia, acredito que teríamos outro cenário social, porque o canto acalma e emociona. É uma imensa felicidade testemunhar uma distinção tão nobre para um projeto de sucesso, cuja influência já ultrapassou as fronteiras nacionais", comemorou o professor Fernando Cabral.

"Talvez, na época que começamos, muitos não imaginavam que chegaríamos tão longe. Quantos talentos este Coral desenvolveu e aprimorou, quantos abriram através dele os caminhos de suas vidas, Cada um deixou sua contribuição e dando o melhor de si em prol da música. Portanto, em nome de todos os participantes desta construção coletiva, agradeço o carinho e consideração deste parlamento", concluiu o regente Isak Lucena.

Fotos: Elpídio Júnior