Noticias

07/03/2018 Robótica educacional é debatida na Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação

Uma reunião nesta terça-feira (06) da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação trouxe para a Câmara Municipal de Natal o debate sobre o Parque Tecnológico, Campus Party e Robótica Educacional. Na ocasião, os debatedores discutiram estratégias que possam aproximar os avanços tecnológicos da realidade dos estudantes das escolas públicas da capital potiguar.

De acordo com o presidente da Comissão, vereador Sueldo Medeiros (PHS), a robótica ajuda a construir conhecimentos, desperta a curiosidade dos jovens para a pesquisa. "Essa é a linguagem atual em um mundo moldado pelas transformações tecnológicas. Dito isso, a educação precisa acompanhar essas mudanças e disseminar a cultura da inovação na juventude".

Cássio Leandro, empresário do setor de Tecnologias Educacionais, disse que a Campus Party colocará Natal no centro das atenções da produção científica mundial. "Temos que parabenizar o esforço conjunto da Câmara Municipal, Prefeitura e Governo do Estado no processo que garantiu a vinda desse evento internacional para a cidade", pontuou Cássio. "Isso contribui para criar um ambiente fomentador de ciência no momento em que o projeto do Parque Tecnológico se torna realidade", acrescentou.

Por sua vez, Aquiles Burlamaqui, professor da Escola de Ciência e Tecnologia da UFRN, falou sobre as pesquisas realizadas pela universidade na área da robótica educacional. "Desde 2006 que estudamos tecnologia educacional com experiências bem sucedidas de integração multidisciplinar dos conceitos que norteiam a questão. Trata-se de ensinar crianças disciplinas como História e Geografia através da robótica. A intenção aqui é democratizar este tipo de prática pedagógica".

O encontro também marcou o ingresso da vereadora Júlia Arruda (PDT) e do vereador Felipe Alves (MDB) como membros da Comissão. "As minhas expectativas são as melhores possíveis. Sou uma entusiasta da tecnologia, porque ela muda a vida das pessoas. Espero que as reuniões deste colegiado gerem projetos e iniciativas importantes para o avanço da sociedade", comemorou Júlia Arruda. 


Texto: Junior Martins
Fotos: Elpídio Júnior

Voltar

event_note Informativo