14/12/2017 Comissão encerra ano homenageando instituições e pessoas com deficiência

A Comissão em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Câmara Municipal de Natal realizou uma sessão solene em homenagem ao Dia Internacional prestando homenagem à instituições e pessoas com deficiência.

A presidente da Comissão, vereadora Carla Dickson (PROS), fez um levantamento do trabalho da comissão durante o ano de 2017. "Esse foi um ano muito produtivo para a Comissão. Fizemos levantamento das leis que existem, mas não são cumpridas. Fizemos um mapeamento das instituições que têm um trabalho voltado para a assistência às pessoas com deficiência. E pudemos acompanhar de perto o problema da falta de recursos. Esperamos dar continuidade a tudo o que foi feito no próximo ano", contou.

A vereadora Nina Souza (PEN), que iniciou o ano na presidência da Frente, mas que entregou o cargo ao assumir a liderança da bancada governista na Casa, espera formar núcleos de trabalho junto às diversas secretarias da Prefeitura do Natal. "Conseguimos montar uma pauta positiva, aproximando, conhecendo, publicizando, lutando, fazendo tudo em prol das pessoas com deficiência. Agora, nossa missão é juntar todas as secretarias em núcleos para que todos nós possamos trabalhar de forma integrada.

Um exemplo apresentado pela parlamentar para justificar a criação dos núcleos foi o problema de mobilidade urbana para cadeirantes, que apesar de ser um problema pontual, a solução passa por várias pastas como a de Urbanismo (Semurb), de Obras e (Semov), Administração (Semad). "Todos precisam estar alinhados", completou Nina Souza.

O vereador Robson Carvalho (PMB), integrante da Comissão, destacou um dos objetivos da Frente será acompanhar acompanhar tanto a produção de novas lei, quanto a execução das já existentes. "Esperamos retirar do papel o que já existe e colocar em práticas. Vimos aqui que muitos projetos já existiam, mas muitos não eram colocado em prática", contou.

Já a vereadora Júlia Arruda (PSB), que também integra a comissão de trabalho, destacou a importância da criação da comissão que até o ano passado era tratada como Frente Parlamentar. "Estamos homenageando pessoas e instituições que têm relevantes serviços prestados na luta e na assistência à pessoa com deficiência. E esse ano foi especial porque vimos o trabalho da Frente parlamentar se transformar em uma comissão de trabalho", destacou. Júlia foi a presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência nos últimos anos.

Texto: Marcius Valerius
Fotos: Elpídio Júnior