25/11/2017 Câmara celebra e discute Dia da Consciência Negra

A Câmara Municipal de Natal realizou na manhã desta sexta-feira (25) uma cerimônia em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado no último dia 20. A proposição foi do vereador Fernando Lucena (PT) e contou ainda com a entrega da Medalha Zumbi dos Palmares, reconhecendo o trabalho de 18 personalidades na defesa dos direitos da população negra, indicadas pelos vereadores.

Com a participação dos vereadores Raniere Barbosa (PDT), Natália Bonavides(PT), Eudiane Macedo (SD), Sandro Pimentel (PSOL), Preto Aquino (PEN), Franklin Capistrano (PSB), Robson Carvalho (PMB), Kleber Carvalho (PDT) da senadora Fátima Bezerra (PT), do deputado estadual Fernando Mineiro (PT), bem como representantes de entidades e órgãos que defendem os direitos da população negra e minorias, a solenidade trouxe a tona o debate sobre o enfrentamento ao racismo e à intolerância religiosa.

O propositor da audiência defendeu que a sociedade tem uma dívida com os negros perante os séculos de escravidão. "Temos que ter legislação mais forte e mais dura contra o racismo. Foram mais de 300 anos de escravidão e hoje os negros ainda não têm acesso aos seus direitos. Precisamos lutar e combater o racismo sempre", disse Fernando Lucena.

A Coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (COEPPIR RN), Mary Regina, destacou que é preciso combater também o que chamou de "racismo institucional". "Precisa ser exterminado do setor público essa discriminação. Chamamos a atenção de todas as casas legislativas para que elas debatam a temática da igualdade racial com responsabilidade para se criar uma rede de proteção. Natal não tem nenhum núcleo que trabalhe na sua administração a questão da igualdade racial", alertou.

Para a representante da Kilombo - Organização Negra do RN, Giselma Omile, a solenidade representa um momento significativo para a população negra. "Porque abre espaço para destacar institucionalmente a trajetória da população negra na busca por seus direitos, reforça e afirma que a população negra existe e o tempo todo está buscando formas de enfrentamento ao racismo", disse a militante.

Texto: Cláudio Oliveira
Fotos: Verônica Macedo