27/11/2017 Comissão de Educação faz balanço das atividades do ano

A Comissão de Educação realizou, nesta segunda-feira (27), a última reunião do ano. Na ocasião foi feito um balanço sobre o trabalho desenvolvido pela comissão ao longo de 2017. De acordo com a vereadora Eleika Bezerra (PSL), foram 23 reuniões realizadas pela Comissão, 12 Projetos de Lei aprovados, quatro audiências públicas e 27 Centros Municipais de Educação Infantil - CMEI- visitados. "Foi um ano muito produtivo com aprovação de Projetos, realização de audiências públicas e Frentes Parlamentares. Fizemos também pesquisas sobre os CMEIs, fomos a 27 deles e através de relatórios percebemos que estruturalmente a situação é boa, mas existem problemas como a falta de auxiliares para os professores, a falta do pagamento dos terceirizados que acabam parando de trabalhar", explicou Eleika, presidente da Comissão.

A vereadora acrescentou que o grande problema da educação infantil é a falta de vagas nos CMEIs. "A grande problemática é o atendimento da real demanda da população de Natal. Muitas crianças ficam sem escola por falta de vagas e a creche é um direito, a família que procura a creche tem amparo do supremo tribunal federal sobre isso", concluiu.

O vereador Robson Carvalho (PMB) também comentou sobre o problema da falta de vagas na educação básica do município. "Este ano fiscalizamos diversos CMEIs e constatamos que há estrutura, professores, mas não há vagas para a maioria das crianças. Em 2018 iremos fazer um trabalho mais incisivo para tentar mudar esse quadro e sanar os problemas da educação básica da nossa cidade", disse o vereador.

Segundo a vereadora Nina Souza (PEN) o grande desafio da Comissão de Educação para 2018 é a fiscalização do Plano Municipal de Educação. "Não há como conceber uma sociedade que avance sem investimento e sem que haja uma canalização de ações para a educação. Por isso, o principal objetivo da Comissão para o próximo ano é saber se as metas e as diretrizes do Plano serão cumpridas dentro do que foram estabelecidas em normas, e trabalharmos para sanar os possíveis problemas que afetam principalmente a educação infantil", afirmou a parlamentar.

Texto: Karol Fernandes

Fotos: Marcelo Barroso