17/11/2017 Câmara Municipal homenageia o dia nacional do doador de sangue

Em sessão solene, proposta pelo vereador Felipe Alves (PMDB), a Câmara Municipal de Natal homenageou, na manhã desta sexta-feira (17), o dia nacional do doador de sangue comemorado em 25 de novembro. Em seu discurso, o propositor da solenidade destacou a importância da homenagem como forma de estimular a doação de sangue.

"Doar sangue é um gesto que salva vidas. Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas, por isso o ato de estimular a doação é um tema da mais alta relevância. O doador de sangue, voluntariamente, está ajudando o próximo, praticando a solidariedade e a cidadania, então nada mais justo que homenagear, através desta solenidade, essas pessoas que tanto contribuem para o bem do próximo", afirmou Felipe Alves.

Márcia Capistrano, diretora do apoio técnico do Hemonorte, enalteceu a propositura da sessão solene por tornar pública a figura do doador de sangue. "O doador de sangue ainda vive muito no anonimato, não é aquela pessoa conhecida e valorizada pela sociedade. E isso não deveria acontecer porque através dos doadores muitas vidas são salvas. Hoje estamos recebendo essa homenagem, mais do que tudo, como forma de estimular e informar a população da necessidade de ser um doador", explicou Márcia.

De acordo com a diretora, apenas 1,8% da população brasileira é doadora de sangue quando a meta da Organização Mundial de Saúde aponta 3% como índice ideal. O Rio Grande do Norte possui cerca de 4 mil doações de sangue  por mês.

Paulo Neris, presidente da Associação de Doadores de Sangue e Medula de Natal (ADESAN), falou que é importante estimular sempre as doações de sangue para que os bancos  não fiquem baixos.

"Nós atendemos em média 115 solicitações entre segunda e sexta-feira. Precisamos sempre, através do espaço na televisão, rádio, internet e demais meios de comunicação, estar em contato com a sociedade para que esse número cresça cada vez mais porque Natal é uma cidade de grandes eventos, por isso, precisamos prevenir e ter sempre uma reserva forte", comentou Paulo Neris, maior doador do Brasil com 180 doações de sangue e 84 de plaquetas, totalizando 264 doações.

Texto: Karol Fernandes

Fotos: Verônica Macedo