10/11/2017 Terço dos Homens recebe homenagem da Câmara de Natal

O movimento católico Terço dos Homens, que mobiliza milhares de homens no Brasil, sobretudo no Nordeste, para rezar o terço, mereceu homenagem na Câmara Municipal de Natal, por iniciativa do vereador Robson Carvalho (PMB). A sessão solene, realizada nesta sexta-feira (10), contou com a participação de integrantes da Coordenação Arquidiocesana do Terço dos Homens e representantes de diversas paróquias da capital potiguar, além de outros membros do grupo, que compareceram com esposas e filhos. Um dos pontos altos da solenidade foi a entrada da imagem da Mãe Peregrina no plenário ao som do Hino dos Homens.

O Terço dos Homens teve o seu início em 08 de setembro de 1936, em Sergipe. Já em 1997 a ideia foi levada para Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, chegando ao Santuário da Mãe Rainha de Olinda. A partir daí se disseminou em todo território nacional; atualmente rompe fronteiras, estando implantado em Cuba, Estados Unidos e outros países.

Segundo Robson Carvalho, o Terço dos Homens surgiu como uma forma de incentivar a participação masculina na Igreja Católica. A grande missão deste movimento, frisou o vereador, é trazer os homens de volta à Igreja. "A devoção masculina em torno da reza do Terço tem inspirado o nascimento de muitos grupos nas paróquias da nossa cidade", comemorou.

"Acredito que o que torna relevante esta merecida distinção é fato dessas comunidades atraírem cada vez mais adeptos, e através do exercício persistente da religiosidade, conseguirem transformar a vida de cada integrante, estreitando a relação de todos com Deus", destacou Robson. "Trata-se também de responsabilidade social, haja vista que ação e oração caminham lado a lado, fortalecendo também a cidadania", completou.

Em entrevista após a homenagem, o padre Flaviano Pontes, Coordenador Diocesano, interpretou o momento como "um reconhecimento público do Legislativo natalense do valor e da contribuição do Terço dos Homens para a cidade, o estado e o país". Para Francisco Fernandes, padre do clero da Arquidiocese de Natal, "a reverência ressalta as ações sociais dessas comunidades e mostra que estamos contribuindo para o bem da sociedade".

Fotos: Verônica Macedo