• ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
Câmara Municipal de Natal

Trabalhando pelo bem da nossa cidade

Notícia

08/11/2017 Raniere Barbosa retoma mandato de vereador: "Volto com equilíbrio e serenidade"

O vereador Raniere Barbosa (PDT) retornou, nesta quarta-feira (8), ao exercício do mandato parlamentar na Câmara Municipal de Natal após determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A decisão também determinou o retorno à Presidência da Casa, contudo, apenas no dia 22 de novembro.

Em seu primeiro discurso, Raniere destacou sua postura para os próximos dias mesmo diante do afastamento provocado desde julho. "Cumpri todas as decisões que me foram impostas, mesmo sabendo que, em muitas, fui penalizado e de forma injusta. Volto a esta Casa com equilíbrio, serenidade e com respeito todos os órgãos de controle. Temos o dever de buscar a nossa absolvição pela verdade", disse. 

O parlamentar também lembrou dos momentos difíceis que passou ao longo desses últimos meses, mas que teve o apoio de amigos e familiares, que o ajudaram a superá-los. "Não é fácil dizer o que passei. Construí um legado de trabalhar por Natal e pelo interesse comum. Por onde passei, deixei minha digital não por corrupção, mas sim por trabalho. Contudo, o que mais me chamou a atenção foi o quanto fui abraçado nas ruas de Natal", contou.

Raniere Barbosa também adiantou como irá presidir a Câmara. Isso porque na mesma decisão que determinou o retorno ao mandato, o STJ determinou o retorno à Presidência no dia 22 de novembro. "Quero dizer a cada um dos natalenses que estamos aqui, os 29, para representar cada um que nos depositou o voto de confiança. Vamos resgatar a aproximação da população com esta Casa. Vamos resgatar a transparência que cada um dos natalenses exige de nós. Vou buscar a harmonia entre os poderes", adiantou. 

O vereador também destacou que em mais de 300 mil e-mails investigados e que em mais de 50 mil horas de ligações interceptadas não houve uma menção ao seu nome e adiantou que adotará uma postura de independência na votação. "Me sinto a vontade de dizer que sou independente, que votarei sempre a favor de Natal. Não votarei pelo partido político ou por corrente política favorável ou contrária. Votarei com base na minha posição", garantiu. 

Requerimento

O vereador também agradeceu ao vereador Cícero Martins (PTB) pelo requerimento apresentado à Mesa Diretora da Casa solicitando o retorno imediado do parlamentar ao exercício do mandato a partir do precedente simétrico aberto com base em decisões semelhantes de outros parlamentares do Congresso Nacional. Para Raniere, a iniciativa de Cícero foi uma forma de garantir a independência dos poderes. "Quero dizer a cada um de vocês (vereadores) que votaram favoráveis ao requerimento do vereador Cícero. Não era a volta de Raniere que estava em questão, mas sim a independência da Câmara Municipal de Natal", analisou.

Apoio

Raniere foi recepcionado por todos os parlamentares e foi aplaudido por servidores da Casa. Durante a sessão, os vereadores Aroldo Alves (PSDB), Ana Paula (PSDC) e Dinarte Torres (PMB) externaram palavras de apoio pedetista. "Quero agradecer a todos que compõem esse Colegiado, por creditarem confiança à minha pessoa, por entenderem a importância da autonomia e da separação dos poderes, buscando harmonia e entendimento entre todos. Quero agradecer a todos que fizeram uma correte de oração e que nos deram apoio porque acreditavam ao nosso retorno do mandato a à presidência desta Casa", completou. 


Texto: Marcius Valerius
Fotos: Elpídio Júnior