08/11/2017 Comissão discute inclusão da pessoa com deficiência

A Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Câmara Municipal de Natal reuniu-se nesta manhã (8) com a presença de representantes de diversas entidades que atendem a este público e discutiu sobre medidas que melhorem a acessibilidade a estas pessoas, bem como as conquistas que se teve ao longo do ano através do trabalho da comissão.

A vereadora Júlia Arruda (PDT) destacou a realização dos I Jogos Paradesportivos de Natal, que foram instituídos através da Lei 6507/14, de sua autoria. "Começam na próxima semana e será um momento de Natal dar um start nessa iniciativa, inserindo em seu calendário a realização dos jogos paradesportivos que são fruto de uma luta que abraçamos e que agora vemos se concretizar", destacou. O campeonato promove a inclusão da pessoa com deficiência nas modalidades esportivas da cidade e ainda capacita estudantes e profissionais das instituições de ensino superior sobre o paradesporto.

A falta de capacitação, o preconceito e a dificuldade para discutir a inclusão da pessoa com deficiência em todos os aspectos também foi abordada na reunião, quando foi levantada a polêmica em torno do tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado no último domingo. Na redação da prova, os candidatos tiveram que discorrer sobre desafios para a formação educacional de surdos no Brasil. "As temáticas e conteúdos de provas como o Enem devem ser transversais e retratar o dia a dia da população. Não foi um tema difícil, o assunto é atual. O problema é que não se discute nas escolas e ambientes onde se deveria discutir e encontrar soluções e políticas públicas para a pessoa com deficiênca", defendeu a vereadora Nina Souza (PEN).

No próximo mês, a comissão vai realizar a última reunião do ano e tentará reunir o maior número de entidades para avaliar, planejar e confraternizar os trabalhos. "Neste ano conseguimos abordar diversas temáticas a avançar com projetos, como o 'Bengala Verde' para melhorar a comunicação e a acessibilidade de pessoas com visão subnormal, além de medidas político-administrativas. Temos muito ainda que cobrar e conquistar, mas acreditamos que estamos no caminho certo", conclui a vereadora Carla Dickson (PROS), presidente da comissão.

Assista a reunião da comissão pelo canal da TV Câmara: https://www.youtube.com/watch?v=-M14rZqIRME

Fotos: Marcelo Barroso