• ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
Câmara Municipal de Natal

Trabalhando pelo bem da nossa cidade

Notícia

25/10/2017 Campanha Outubro Rosa recebe homenagem da Câmara de Natal

O movimento mundial de conscientização sobre o câncer de mama, Outubro Rosa, foi celebrado com uma sessão solene na Câmara Municipal de Natal, nesta terça-feira (24), por iniciativa da vereadora Eudiane Macedo (SD). A solenidade homenageou entidades da capital potiguar que atuam na prevenção e no acolhimento às mulheres, vítimas de câncer. 

Em seu discurso, a vereadora Eudiane Macedo destacou a solidariedade das instituições, profissionais e colaboradores empenhados na promoção da saúde das mulheres. "Estamos reunidos nesta noite para celebrar o Outubro Rosa. Que significa celebrar a vida e, mais ainda, celebrar o altruísmo. Porque certamente as sessões solenes, que nosso mandato promove há quatro anos, alusivas a essa campanha tão importante são as que reúnem de uma só vez a maior quantidade de pessoas com esse perfil", afirmou.

"Acredito que nenhuma palavra dita aqui será suficiente para traduzir toda admiração e gratidão que temos por cada um de vocês. Me cabe, enquanto parlamentar, ser parceira do movimento, dando visibilidade ao Outubro Rosa, ao levar informação e exaltar a atuação dos grupos e pessoas que se dedicam a uma causa tão nobre o ano inteiro", acrescentou emocionada a vereadora.

Magda Oliveira, presidente da Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer, falou sobre a importância da realização anual da mamografia para as mulheres acima dos 40 anos e o acompanhamento clínico sistemático por toda a vida. "O auto-exame da mama também faz parte do diagnóstico precoce, que eleva para 95% as chances de cura", disse ela. "Por isso, conhecimento é essencial, porque diminui o estigma de que o câncer de mama é incurável", completou.  

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o que mais afeta as mulheres no Brasil e no mundo, respondendo por cerca de 25% dos casos novos por ano. É a segunda causa de morte por câncer nos países desenvolvidos, atrás do câncer de pulmão. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) informa que surgem cerca de 60 mil casos de câncer de mama por ano no país, dos quais 15 mil levam as mulheres a óbito. 

De acordo com o presidente da Academia de Medicina do Rio Grande do Norte, Maciel de Oliveira Matias, qualquer sinal de desconforto é motivo para procurar um médico, pois quanto mais rápido o diagnóstico melhor é o tratamento. "É fundamental esta conscientização, e que não fique somente no mês de outubro, mas durante todos os meses do ano", orientou Maciel, que coordena o Centro Avançado de Oncologia da Liga Contra o Câncer.

Neste mês, o Câmara realiza uma série de atividades para marcar o Outubro Rosa e chamar a atenção para a relevância da prevenção ao câncer de mama. O prédio do Legislativo permanece iluminado na cor da campanha durante todo o mês. Entre as atividades, estão audiências públicas, oficinas, seminários e eventos culturais. As ações pretendem disseminar o maior volume possível de informações sobre acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade. 


Texto: Junior Martins
Fotos: Verônica Macedo