25/10/2017 Audiência pública debate prevenção e tratamento do câncer de mama

"Câncer: prevenção e tratamento" foi o tema discutido em audiência pública na manhã desta terça-feira (24). Proposta pela vereadora Ana Paula (PSDC), a audiência contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul) e grupos de apoio a mulheres com câncer.

"O objetivo da nossa audiência, além de chamar a atenção para a prevenção, o diagnóstico precoce e para o tratamento do câncer, foi também publicizar o trabalho realizado pelos grupos de apoio a mulheres com câncer. Ouvimos mulheres que passaram pelo câncer, mulheres que venceram a doença e vieram aqui trocar experiências e divulgar uma rede de apoio e de acolhimento  para as que estão em tratamento ou que já passaram pela doença", afirmou a vereadora Ana Paula.

A parlamentar comentou que a presença dos grupos de apoio foi importante porque muitas vezes as mulheres que enfrentam o câncer desconhecem as leis que versam sobre a doença, assim como não possuem apoio específico em casa. "Através do trabalho dos grupos as mulheres recebem acompanhamento, repasse de informações, compartilhamento de leis que dispõem sobre o tema, porque nem todas conhecem a legislação, além de receberem todo apoio físico e emocional".

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), nas Américas o câncer de mama é o mais comum entra as mulheres sendo  a segunda principal causa de morte entre esse público. No Brasil estima-se um número de 57,9 mil novos casos de câncer de mama entre os anos de 2016 e 2017. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer - INCA, no Rio Grande do Norte, em 2016, a cada 100 mil habitantes foram identificados 720 casos. Na capital do estado as taxas de incidência foram de 230 casos para cada 100 mil.

"É um tema que precisa ser abordado com muita atenção e requer engajamento do poder público devido aos altos índices de casos nos últimos anos. A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres interage com a Secretaria Municipal de Saúde no sentido de atuar de forma intersetorial para que a política pública de saúde seja discutida através das demandas trazidas pelas mulheres que estão em tratamento do câncer", explicou Rissandra de Souza, chefe do setor de projetos e convênios da Semul.

O representante da SMS, Josenildo Barbosa, disse que a secretaria desenvolve constantemente ações de prevenção, combate e tratamento de Câncer em mulheres. "A Secretaria de Saúde vem desenvolvendo projetos voltados ao público feminino em alusão, por exemplo, ao Outubro Rosa que dá acesso às mulheres, agendadas previamente, a exames para identificar precocemente o câncer. A meta da Secretaria, nesse mês de outubro, é zerar a lista de espera para o exame da mamografia, e quem estiver nessa lista e não for atendido eu peço que entre em contato com a Secretaria de Saúde para rever se os dados fornecidos estão corretos porque muitas vezes o telefone de contato está errado e não temos como achar a pessoa para avisar sobre exame", afirmou Josenildo.

Segundo, Vanuzia Melo, representante do Grupo Bonitas, o caminho entre o diagnóstico e o tratamento da doença é longo, doloroso e cheio de desafios. "É uma caminhada árdua, eu por exemplo passei por algumas dificuldades mesmo possuindo plano de saúde. Entre o recebimento do meu diagnóstico e a autorização da minha cirurgia foram 55 dias, imagina quem precisa do SUS.  A doença não espera", disse Vanuzia que superou o câncer de intestino.

Gilvanete Guedes do Grupo Despertar, composto por mulheres que passaram pela experiência do câncer de mama, falou sobre a importância dos grupos de apoio para que as mulheres enfrentem a doença com coragem. "Há 30 anos eu tive câncer de mama e não havia grupo formado e em 1993, quando uma amiga também  teve a doença, nós sentimos a necessidade de criar um grupo para que pudéssemos trocar experiências, apoiar e levar alento às mulheres com câncer de mama, por meio da orientação e humanização do processo de terapia", explicou Gilvanete.

O Grupo Despertar atende todas as terças-feiras, das 14 às 16 horas, na Liga Contra o Câncer.

Texto: Karol Fernandes

Fotos: Marcelo Barroso