19/10/2017 Câmara Municipal celebra centenário do Hospital Varela Santiago

A Câmara Municipal de Natal realizou, na noite desta quarta-feira (14), uma sessão solene em homenagem aos 100 anos da fundação do Hospital Infantil Varela Santiago. Durante a cerimônia, foram homenageadas personalidades importantes para a história da instituição filantrópica.

A propositura da sessão, a vereadora Júlia Arruda (PDT), destacou a importância do Varela Santiago para a saúde infantil do estado com um trabalho sem fins lucrativos e o papel desempenhado pelo médico Paulo Xavier, diretor da unidade há 17 anos. "É uma justa homenagem a essa Casa faz a essa instituição que tanto contribui para salvar vidas de crianças e adolescentes, principalmente, as mais carentes. Em nome do doutor Paulo Xavier, quero render todas as minhas homenagens a todos que fazem o Varela", pontuou.

A unidade hospitalar realiza cerca de 14 mil procedimentos por mês, conta com 110 leitos distribuídos nas diversas especialidades médicas e é referência em  prestar assistência médico-social gratuita à infância desamparada não apenas do Rio Grande do Norte, mas também de estados vizinhos.

O deputado estadual Hermano Morais (PMDB), que foi vereador da Câmara por quatro mandatos, um dos criadores da Frente Parlamentar da Criança e que esteve na cerimônia representando a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, enalteceu o trabalho da instituição e a iniciativa da vereadora. "É uma justíssima homenagem que o povo de Natal faz a um trabalho que vem sendo feito há um século idealizado pelo médico e humanista Varela Santiago, oferecendo serviços de excelência a quem mais precisa de forma filantrópica e que atende apenas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, direcionado exatamente para o público mais carente. Está de parabéns também a vereadora Júlia Arruda pela proposição em homenagear o transcurso desse centenário", completou.

O médico Manoel de Brito, diretor-presidente do Instituto de Proteção e Assistência à Infância (Ipai), instituição mantenedora do Hospital Varela Santiago, foi um dos homenageados. Ele contou da emoção de ter sido lembrado pela Casa e ainda dos trabalhos ao lado do pediatra Manoel Varela Santiago Sobrinho. "É uma honra muito grande participar deste evento, em que a Câmara homenageia o Ipai, no seu centenário de fundação. Desde os 18 anos de idade que estive ao lado do doutor Varela Santiago, com quem construí uma amizade imperecível. Só tenho a agradecer a homenagem", externou.

Também foram homenageados o médico Candito Varela, sobrinho de Varela Santiago; o ex-governador Aluízio Alves (in memoriam); a médica Maria Zélia Fernandes, pioneira no tratamento do câncer no Estado; Iolanda Nepomuceno, presidente da Casa de Apoio Nazinha Lamartine; o médico Paulo Xavier, diretor-superintendente do Varela; e o médico humanitário Silvino Lamartine (in memoriam).

O vereador Sueldo Medeiros (PHS), atual vice-presidente da Câmara Municipal, também participou da cerimônia de entrega das homenagens.

Texto: Marcius Valerius
Fotos: Verônica Macedo