11/10/2017 Comandante da Barreira do Inferno recebe a cidadania natalense

"Profissionalismo, dedicação e retidão são atributos marcantes e que expressam uma metodologia de trabalho". Foi com essas palavras que a vereadora Nina Souza (PEN) deu início, nesta quarta-feira (11), a uma solenidade para entrega do Título de Cidadão Natalense ao comandante da Barreira do Inferno, Coronel Aviador Paulo Junzo Hirasawa. Trata-se da maior honraria concedida pela Câmara Municipal de Natal.

Em seu discurso, Nina destacou os relevantes serviços prestados e o empenho do Coronel. "Os esforços devem ser reconhecidos: a manutenção das operações de lançamento de foguetes, que contribui para o desenvolvimento do setor aeroespacial brasileiro. Ressaltamos as ações contra o mosquito Aedes Aegypt, transmissoar da dengue, Zika e chikungunya; não podemos esquecer da formalização do acesso de pescadores artesanais às áreas restritas da Aeronáutica", lembrou.

"Com o Coronel Hirasawa percebemos uma maior integração da organização militar com a sociedade. Um apoiador do turismo por meio da preservação ambiental, incentivador da educação que ajuda as escolas locais na preparação para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Ainda contamos com o apoio ao turismo, por meio da preservação ambiental. Muitas foram suas benfeitorias e hoje Natal reconhece essas iniciativas", reforçou a parlamentar.

O diretor de assuntos institucionais da Cruz Vermelha Brasileira no RN, Edinor Batalha Júnior, enalteu a simplicidade do coronel, que abriu as portas da Barreira do Inferno para a sociedade. "Temos o privilégio de conviver com um grande homem, profissional do mais alto nível, cumpridor dos seus deveres. A homenagem é justa, sendo um brinde à passagem dele em terras potiguares".

Hirasawa disse que recebe a distinção com alegria e satisfação. "Uma honra muito grande. Tenho ligação forte com a cidade. Procuramos inserir a nossa instituição no dia a dia do município, a fim de conhecer a realidade das comunidades, pois sabemos que o aprendizado é uma via de mão dupla. Ser cidadão natalense me envaidece, porque Natal faz parte da minha vida pessoal e profissional", agradeceu o comandante da Barreira do Inferno.

Solenidade celebra 52 anos da Barreira do Inferno

Na sequência, aconteceu uma solenidade em comemoração aos 52 anos da Barreira do Inferno, que já lançou mais de 3 mil foguetes e realizou centenas de operações. Durante o evento, autoridades militares e civis, que contribuíram para o crescimento do setor, foram homenageadas.

O brigadeiro do AR Pedro Luis Farcic, comandante da Ala 10, falou que o objetivo é aumentar cada vez mais o papel social, científica e e educacional do local. "Além da função de treinamento e pesquisa, a Barreira do Inferno, que fica em Parnamirim, na Grande Natal, atrai todos os anos milhares de turistas", pontuou.

Já o vereador Robson carvalho (PMB) recordou os laços históricos que unem a Força Aérea do Brasil à cidade do Natal. "Em nome de todos os natalenses quero agradecer a esta gloriosa corporação pelo apoio que sempre ofereceu ao nosso povo".

Fotos: Canindé Soares