Noticias

06/10/2017 Emoção e homenagens marcam solenidade pelo Dia do Médico

Os médicos foram homenageados nesta quinta-feira (05) pela Câmara Municipal de Natal em razão da data que comemora a profissão, 18 de outubro. Além de parlamentares, a sessão solene, proposta pelo vereador Franklin Capistrano (PSB), contou com a presença de representantes da classe médica; personalidades de destaque da medicina foram agraciadas com a Comenda Médico Sanitarista Dr. Ruy Pereira.  

"Como a profissão que representamos, a nossa existência se justifica pelo desejo de servir ao próximo. Assim, onde estiver o "homem", ali estaremos nós. Não apenas como espectadores do drama humano, mas sempre no papel de atores dispostos a transformar a realidade adversa e a contribuir para a sua redenção. A medicina vem sendo há milênios e continuará a ser um dos mais eficientes instrumentos para a conquista da felicidade", declarou Franklin Capistrano.

Segundo ele, a Comenda Médico Sanitarista Dr. Ruy Pereira tem o objetivo de reverenciar a outros médicos que a exemplo de Dr. Ruy batalham por melhores condições de vida para os menos favorecidos, sendo esta uma das maiores honrarias concedida pelo Legislativo natalense. "É função desta Casa evidenciar feitos relevantes e dignos de reconhecimento pelos benefícios gerados para a coletividade", acrescentou o parlamentar que também é médico.

Um dos momentos marcantes da solenidade ocorreu quando o vereador Fernando Lucena (PT) lembrou o legado do médico Ruy Pereira, seu irmão. "Falar do Ruy sempre vai ser motivo de muita emoção porque ele era importante demais para a família. Era o nosso grande líder, um conciliador, político inteligente, firme naquilo que ele queria e defendia. Um médico que praticava a medicina com foco nos mais pobres. Portanto, homenageá-lo é sempre justo e correto".

Ao fazer uso da palavra o médico e ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, falou o que é ser médico, do compromisso desses profissionais com a medicina, da ética, da proximidade com a população e da forma como lutam pela vida das pessoas. "Ser médico é quando o amor ao ser humano fala mais alto e o salvar vidas se torna a meta principal", destacou Jaime, ao receber a Comenda das mãos do irmão Fernando Lucena.

"Fico lisonjeado e bastante feliz com a deferência. Essa festa me proporcionou ainda outros momentos de imensa alegria: reencontrei amigos, colegas de jornada, pessoas que fizeram parte da minha trajetória. Transformar doença em saúde é a maior vitória dos médicos, bem como saber que são lembrados por seus pacientes com carinho e respeito", comemorou o médico e ex-deputado estadual e federal Pedro Lucena.        

Em nome dos homenageados discursou o presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (Cremern), Marcos Lima, que agradeceu a distinção concedida pelo parlamento municipal e ressaltou a importância dos órgãos de classe pelo trabalho que realizam em busca de melhorias para a categoria. "A medicina é um ofício de caráter humanitário. Uma missão que deve ser cumprida com amor e dedicação", pontuou.


Texto: Junior Martins
Fotos: Verônica Macedo

Voltar

event_note Informativo