04/10/2017 Recuperação do Ginásio Nélio Dias é discutida em Comissão

A Comissão de Finanças, Orçamento, Controle e Fiscalização recebeu, na manhã desta segunda-feira (02), a secretária municipal de esporte e lazer, Daniele Mafra, para discutir as ações e projetos desenvolvidos pela SEL em prol do esporte.

"Nós convidamos a secretária para que ela trouxesse esclarecimentos sobre as condições das quadras e campos de futebol da cidade e, foi solicitado também, uma explanação sobre as obras de recuperação do ginásio Nélio Dias na zona norte da cidade", disse o vereador Luiz Almir (PR), presidente da Comissão. O parlamentar destacou o abandono e a falta de manutenção do ginásio nos últimos anos. "Os vereadores fizeram algumas indagações à secretária em relação ao que vai ser feito para recuperar o Nélio Dias porque a situação do ginásio é de extremo abandono, com pichações e sujeira, sendo muitas vezes ponto de usuários de drogas".

Para o vereador Ubaldo Fernandes (PMDB), vice-presidente da Comissão, o poder público precisa intervir de forma mais célere na revitalização do ginásio. "O Nélio Dias é um patrimônio para os desportistas do estado, da cidade do Natal, e hoje está abandonado, precisando de uma intervenção o mais rápido possível da Prefeitura, através da Secretaria de Esporte", afirmou o vereador.

De acordo com a secretária da SEL, serão investidos cerca de R$ 1,3 milhão para a reforma do ginásio. "Nosso objetivo é que o mais breve possível sejam feitos os reparos do piso, cobertura, instalação hidráulica, sanitária e cercamento do ginásio, porém precisamos antes nos adequar à nova legislação do corpo de bombeiros do Rio Grande do Norte que nos últimos anos ficou mais rigorosa", explicou Daniele Mafra.

O Ginásio Nélio Dias está interditado desde 2015 por descumprir norma do corpo de bombeiros que exigi instalação de uma rede de hidrantes. A nova legislação ficou mais rigorosa após o incêndio na Boate Kiss, na cidade de Santa Maria, RS, em 2013.

A secretária falou também sobre a situação das quadras e campos poliesportivos da cidade. "Temos cerca de 104 equipamentos esportivos administrados pela Secretaria com um orçamento de 100 mil reais por mês para recuperar e fazer pequenos reparos. Por mês em torno  de três quadras e campos de futebol são revitalizadas", concluiu a secretária.

"Nós pedimos para que a Secretaria elaborasse o orçamento dessas intervenções nas praças esportivas de Natal tendo em vista que a peça orçamentária do município chegará à Câmara agora no mês de outubro e os vereadores precisam destinar emendas para que em 2018  esse setor seja contemplado", disse Ubaldo Fernandes.

Texto: Karol Fernandes

Fotos: Marcelo Barroso