03/10/2017 Moradores da Guarita reivindicam reabertura de posto de saúde

Nesta segunda-feira (02), a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Natal atendeu chamado dos moradores da Guarita, no Alecrim, zona Leste da capital potiguar, que reivindicam a reabertura do posto de saúde da comunidade. Os parlamentares encontraram o prédio onde funcionava a unidade básica de saúde fechado, para revolta da população, que agora precisam ir aos postos de saúde dos outros bairros para conseguir atendimento médico.

Participaram da visita fiscalizatória, a vereadora Carla Dickson (PROS) e os vereadores Fernando Lucena (PT), Cícero Martins (PTB) e Franklin Capistrano (PSB). Eles ouviram as reclamações dos moradores, inclusive tomaram nota que a unidade se encontra fechada há três meses.

"Vamos convocar a secretária de Saúde de Natal, Saudade Azevedo, para explicar na próxima segunda-feira (09) em audiência pública, diante da Comissão de Saúde e dos moradores, o que aconteceu para que o posto de saúde da Guarita chegasse a essa situação de total calamidade. Porque chegamos aqui ao último estágio, que é a suspensão do atendimento, numa comunidade que precisa do amparo do Poder Público", informou o vereador Fernando Lucena, presidente da Comissão.

Já o vereador Cícero Martins disse que a população chegou a sugerir cinco locais para a prefeitura instalar a unidade básica de saúde no bairro, todavia, não obteve qualquer resposta. "Ora, o prefeito Carlos Eduardo Alves tem que se posicionar. Ele tem plano de saúde, mas a maioria das pessoas não tem e carecem de atendimento médico de qualidade. Pudemos comprovar o abandono do prédio. Mas o Legislativo natalense não vai abandonar a população da Guarita", defendeu.

De acordo com Nei Rocha, presidente do grupo de Amigos do Bairro do Alecrim, existem pacientes acamados que não podem se deslocar para outras regiões e curativos que não estão sendo trocados. "Vivemos em meio ao caos. Infelizmente, entregue às baratas". Por fim, a moradora Ridalva Avelino, lembrou que uma farmácia que fornecia medicamentos na comunidade fechou junto com o posto de saúde. "A falta de remédios, com o tempo, vai agravar os problemas de saúde das pessoas".

Fotos: Elpídio Júnior