02/10/2017 Cruz Vermelha recebe homenagem da Câmara de Natal

O trabalho desenvolvido pela Cruz Vermelha no Brasil e no Rio Grande do Norte foi celebrado em uma sessão solene, nesta segunda-feira (02), na Câmara Municipal de Natal. A solenidade contou com a presença de diretores, socorristas, professores e voluntários, além de autoridades civis e militares. Na ocasião, membros da instituição foram agraciados com diploma meritório pelos relevantes serviços prestados à sociedade; destaque para a recente atuação das equipes nas campanhas de combate à dengue em todas as regiões do estado.

A vereadora Nina Souza (PEN), propositora da homenagem, falou que o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, com sede em Genebra, Suíça, se destaca mundialmente por ser uma entidade de fins humanitários, sem nenhuma preocupação com lucros, sendo ela de natureza completamente livre e imparcial. "Detém entre os seus objetivos conferir amparo e auxílio a todos aqueles que forem atingidos em contextos de guerra e outras formas de opressão e abuso da força", explicou.

"Essa instituição tem se envolvido com frequência na assistência aos atingidos por calamidades naturais: enchentes, furacões, maremotos e terremotos, como o que atingiu o Haiti em janeiro de 2010, exemplo de uma nação pobre que não tem como se reerguer sozinha. Trata-se do maior exemplo que temos de trabalho humanitário, voltado à prática do bem estar social, do voluntariado, sempre em busca de fazer a diferença através do desenvolvimento, da justiça e da paz", completou Nina.

De acordo com o presidente da Cruz Vermelha do RN, Kelyson Montenegro, a iniciativa do Legislativo natalense serve de incentivo para que as ações continuem beneficiando milhares de pessoas. "Uma homenagem que enaltece os 73 anos da Cruz Vermelha em terras potiguares. Temos a crença de que a vida e a dignidade humana merecem respeito e proteção contra danos causados pelo homem e pela natureza".

João Teixeira, gestor do Departamento de Voluntariado, lembrou a história da organização e citou os princípios fundamentais em que se baseia a atuação da Cruz Vermelha: humanidade, imparcialidade, neutralidade, independência, voluntariado, unidade e universalidade. "Os voluntários são um dos melhores recursos que as comunidades têm quando acontece uma crise", disse ele, informando que existem cerca de 1,5 mil voluntários no Rio Grande do Norte.

Parabenizando o órgão pela importante missão que desempenha, de contribuir para a melhoria das condições de saúde da população e na organização de serviços emergenciais em situações de calamidade, Coronel Aviador Paulo Junzo Hirasawa, comandante da Barreira do Inferno, registrou o apoio da Aeronáutica à entidade desde sua fundação até os dias atuais. "Compartilhamos do ideal da Cruz Vermelha de estar ao lado de quem precisa do auxílio", destacou.

Fotos: Marcelo Barroso