29/09/2017 Câmara debate participação das bicicletas na mobilidade de Natal

Por iniciativa do vereador Robson Carvalho, a Câmara Municipal de Natal (CMN) realizou a audiência pública "As bicicletas pedem passagem" para discutir a participação desse meio de locomoção como parte da mobilidade na capital potiguar. O debate aconteceu no plenário da Casa na tarde desta sexta-feira (29).

O vereador Robson Carvalho destacou que esse foi um momento importante para se ouvir todas as partes envolvidas no uso da bicicleta em Natal e propôs a criação de uma comissão para levar as demandas ao Poder Público. "Acreditamos que, com essa comissão, nós consigamos trazer benefícios para todos os ciclistas com segurança", completou.

Marcelo Moura, fundador da campanha Trânsito na Paz, que perdeu um filho em um acidente de trânsito, cobrou políticas públicas mais eficazes para garantir a segurança dos ciclistas. "Me preocupa o Poder Público fazer campanhas meia boca. O que mais me entristece é saber que o Brasil é o 4º no mundo em número de acidentes com vítimas fatais. Atras somente de China, Índia e Nigéria. E temos um custo elevado dos equipamento de proteção. Um capacete de bicicleta custa em média 25% do valor de uma bicicleta simples. Deveria haver uma política de barateamento desses equipamentos", exemplificou.

A Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) apresentou alguns projetos a serem aplicados em algumas vias de Natal e a proposta de redução da velocidade em Natal para permitir o trânsito compartilhado entre ciclistas e veículos. "Temos que ter ciclorotas que unem bicicletas e veículos em baixa velocidade. Muitas vezes é até pior estar segregando em faixas exclusivas por gerar mais conflito entre os que não gostam. O controle de velocidade é fundamental para esse compartilhamento. O motorista tem que entender que não adianta correr. É preciso respeitar os limites para que todos possam se locomover de forma segura", explicou Carlos Milhor, chefe do Setor Viário da STTU.

Participaram da audiência representantes de ONGs, de movimentos em prol da educação no trânsito, da Prefeitura do Natal, além de ciclistas.

Texto: Marcius Valerius
Fotos: Elpídio Júnior