• ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
Câmara Municipal de Natal

Trabalhando pelo bem da nossa cidade

Notícia

29/09/2017 30 anos da InterTV Cabugi é destaque na Câmara de Natal

"Uma empresa consciente de sua vertente social por meio do jornalismo responsável e democrático, e do compromisso com o espectador". Foi com essas palavras que o vereador Sueldo Medeiros (PHS) deu início a uma sessão especial nesta quinta-feira (28), na Câmara Municipal de Natal, em homenagem aos 30 anos da InterTV Cabugi, afiliada da Rede Globo de Televisão no Rio Grande do Norte. Na ocasião, 36 profissionais, entre repórteres, editores, produtores, âncoras, cinegrafistas, diretores e executivos, que ajudaram a construir a história da emissora, receberam diploma meritório pelos relevantes serviços prestados à sociedade. 

Em seu discurso, Sueldo Medeiros falou que a TV é um exemplo de profissionalismo que transformou o telejornalismo local, elevando a um novo patamar o padrão da produção televisa no estado. "A InterTV Cabugi tem a cara da gente. Entra em nossas casas todos os dias trazendo consigo competência técnica e excelência jornalística. Por meio de suas reportagens nos sentimos agentes da história, partícipes dos fatos, protagonistas de um roteiro que se chama realidade", enalteceu o parlamentar, propositor da solenidade. 

O presidente da Casa, vereador Ney Lopes Júnior (PSD), destacou a importância da empresa para a construção de uma identidade potiguar, além de defender a liberdade de expressão. "A InterTV é uma instituição de superlativos, motivo de regozijo para todos os norte-riograndenses. O canal tem feito seu papel que é informar os fatos mais relevantes do cotidiano; conquistou credibilidade ao longo de três décadas", pontuou.

A emissora, fundada pelo jornalista e ex-ministro Aluízio Alves, iniciou as transmissões em 1º de setembro de 1987. O diretor-presidente da empresa, Aluízio Alves Neto, disse que a homenagem do Legislativo natalense constitui uma oportunidade ímpar para mostrar ao público que os pilares do jornalismo moderno eram já os objetivos da TV Cabugi no seu surgimento. "Meu avô, Aluízio Alves, foi capaz de formar as melhores equipes com os melhores talentos, uma verdadeira escola de televisão".

Por sua vez, o superintendente da InterTV Cabugi, Dirceu Simabucuru, anunciou o desligamento do sinal analógico da transmissão em 2018 e o início de uma nova fase do grupo em sinal digital e lembrou dos investimentos que a empresa tem feito para levar uma programação de qualidade à comunidade. "Continuamos investindo, não medimos esforços para levar a notícia. A emissora tem orgulho de fazer uma TV do jeito que o povo gosta", comemorou. 

Na opinião do jornalista e ex-presidente da CMN, Edivan Martins, o parlamento municipal consagrou de maneira majestosa os 30 anos do canal e o trabalho de tantos profissionais que lutam dia e noite para oferecer um produto de excelência. "Vi o comecinho dessa história. Éramos um bando de jovens idealistas, cheios de sonhos, sedentos por buscar a verdade dos fatos. Posso afirmar que este time simboliza toda criatividade e inteligência dos potiguares", disse ele, que atuou na TV entre as décadas de 80 e 90, sendo o repórter que fez o primeiro link ao vivo de um ponto da cidade.

Também homenageada, a jornalista Virgínia Coelli ressaltou que a emissora inovou com um telejornalismo sério e é hoje uma marca respeitada em todo Brasil. "Desses 30 anos eu participei de 20 como repórter. Percorri todas as regiões do Rio Grande do Norte e conheci diferentes realidades e personagens. E a Câmara, que é a casa do povo, é a instituição onde a sociedade se vê representada, presta um justo reconhecimento do significado que a InterTV Cabugi tem para todos nós", avaliou Virgínia, atualmente diretora da TV Câmara Natal.  

Murilo Meireles, editor e apresentador do Bom Dia RN, apontou os meios de comunicação como decisivos na formação das consciências e na eleição de temas para o debate público. "É, portanto, um privilégio participar de um momento tão importante para uma empresa que durante décadas de existência gravou de forma marcante seu nome na história da cultura do nosso estado", concluiu.


Texto: Junior Martins
Fotos: Verônica Macedo