28/09/2017 Audiência destaca importância do diagnóstico precoce do câncer infantil

Dentro das ações da campanha "Setembro Dourado", a Câmara Municipal de Natal, por meio da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizou audiência pública nesta quinta-feira (28) para avaliar as ações desta edição da campanha e reforçar a importância do diagnóstico precoce.

A propositora da audiência, vereadora Júlia Arruda (PDT), que coordena a Frente e foi autora da lei que instituiu a campanha no calendário do município há três anos, explicou como a divulgação dos sinais e sintomas do câncer infantil aumenta a chance de cura. "Esse ano tivemos mais atividades, com palestras, audiências e oficinas capacitando gestores da saúde e da educação, porque através dessas orientações entendemos que os sinais podem ser identificados precocemente e assim as chances de cura aumentam", disse a parlamentar.

Os principais sintomas do câncer infantil são palidez, perda de peso, hematomas, febre frequente de origem indeterminada, vômitos e distúrbios de marcha, ínguas persistentes, massa abdominal e mancha brilhante no olho (tipo olho de gato). "A suspeição é feita observando a evolução dos sintomas, se tem mais de um. Contar a evolução dos sintomas vai nortear o médico a indicar o atendimento e exames corretos", explicou a médica oncologista Annick Beaugrand, da Liga Norte Riograndense contra o Câncer e da Casa de Apoio Durval Paiva.

De acordo com a presidente do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC), Francineide Damasceno, as entidades envolvidas com o "Setembro Dourado" estão tentando interiorizar cada vez mais as informações. "A gente está lutando pela interiorização, seja em parcerias com o Tribunal de Justiça, por exemplo, ou vaquejadas, enfim. Onde podemos a gente chega com palestras para que as pessoas se informem e continuem com a luta", disse. O diretor da Casa Durval Paiva, Rilder Campos destacou que as ações são constantes, mesmo após a campanha. "A gente precisa também desenvolver essa cultura nas empresas, no poder público para que entenda a importância de fazer o diagnóstico precoce porque é o melhor para todos", pontuou.

Participaram ainda representantes do Hospital Infantil Varela Santiago, mães, familiares e crianças atendidas pelas entidades envolvidas na causa, além de estudantes e profissionais da área. Os vereadores Kleber Fernandes (PDT) e Preto Aquino (PEN) também compareceram e ressaltaram que a Câmara cumpre com seu dever abraçando a campanha. "Cumpre seu papel de fazer interlocução e interação para identificar demandas e colaborar apresentando propostas ou projetos que contemplem essa demanda", declarou Kleber Fernandes.

Assista a audiência pelo canal da TV Câmara: https://www.youtube.com/watch?v=oQisf2uqRD4

Texto: Cláudio Oliveira
Fotos: Marcelo Barroso