18/08/2017 Três personalidades são agraciadas com título natalense de cidadania

Três personalidades tornaram-se hoje (18) novos cidadãos natalenses: o médico Jeancarlo Fernandes Cavalcante, o sindicalista Sérgio Luiz Leite e a psicóloga Cristina Hahn. A solenidade foi proposta pelo vereador Klaus Araújo (SD). A solenidade foi realizada no plenário da Câmara e contou com a participação do deputado estadual Kelps Lima, familiares dos homenageados, amigos e representantes de entidades ligadas aos três agraciados.

Cristina Hahn é uma brasiliense que está em Natal há 26 anos. Ela iniciou seu curso de Psicologia em Brasília e o concluiu na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A psicóloga diz que foi em Natal que sua vida se renovou e que a cada dia ela vive um novo aprendizado, seja com o povo, seus pacientes, os expectadores de suas palestras ou seus amigos e familiares. Cristina sempre seguiu os passos da psicanálise, linha teórica escolhida por ela para exercer sua profissão. Especializou-se na Psicologia Hospitalar e logo que se formou, implantou o Serviço de Psicologia em uma rede de saúde Home Care (Atendimento Domiciliar). "Só tenho a agradecer a Deus pela oportunidade de eu renascer em Natal. Meus pacientes me fizeram compreender o real sentido da vida. É uma alegria e emoção estar e viver aqui e prossigo com o desejo de continuar a missão com a honra de agora ser cidadã natalense", disse a homenageada. A vereadora Júlia Arruda (PDT), que subscreveu a proposição, também esteve presente à solenidade.

O médico Jeancarlo Cavalcante é mossoroense  e  veio para Natal com 17 anos para estudar medicina na UFRN, graduando-se em 1994. Foi presidente do Conselho Regional de Medicina (Cremern) e nesse período, no ano de 2013, chamou a atenção de todo o país divulgando em vídeo a situação precária do maior hospital do estado, o Walfredo Gurgel. Atualmente é vice-presidente do Cremern e presidente da Confemel - Confederação Médica Latino-Iberoamericana e do Caribe. "É um título que muito me honra e me comove pela simbologia que representa. Aqui construí minha carreira, minha família, minha vida. E hoje me encontro inexoravelmente vaidoso. É uma cidade que amamos e de muitos problemas, mas quem ama Natal fica para a luta, para torná-la uma cidade melhor. Só tenho a agradecer a Deus pela oportunidade", disse o médico.

"Vocês ganharam um cidadão que vai e já leva o nome e as qualidades dessa cidade para onde vai, não apenas para o Brasil, mas para qualquer lugar do mundo por onde tem a oportunidade de conhecer", disse o sindicalista Sérgio Luiz ao ser agraciado com o título de cidadania. Ele é natural de Araras/SP especializado no setor químico técnico em açúcar e álcool, presidente da Federação dos Trabalhadores Químicos no Estado de São Paulo e 1º secretário da Força Sindical. Em sua atuação sindical, Serginho, como é conhecido, trouxe para Natal, cursos para capacitar os trabalhadores e mantém desde então essa ligação com a cidade e o com o estado. "Não conhecemos só Natal, mas também o Seridó, interior do estado, sempre dialogando com esse povo acolhedor, trabalhador, fato que vem alimentando nossa presença no estado e nessa cidade maravilhosa", destacou.

O vereador Klaus Araújo ressaltou a importância de homenagear personalidades concedendo-lhes naturalidade natalense, como forma de conquistar mais apoiadores para a cidade. "Sempre que agracio pessoas aqui em solenidade, levo em consideração o amor que essas pessoas têm por Natal e os três hoje homenageados têm a premissa desse amor pela cidade. O parlamento não deve apenas homenagear por amizade. Aqui são três pessoas que vão para fora e vão falar bem da cidade, vão representar nossa cidade por onde passarem. E que sejam embaixadores da cidade e atraiam mais gente de bem para fazer crescer nossa Natal", disse o propositor da solenidade.

Confira a solenidade pelo canal da TV Câmara Natal: https://www.youtube.com/watch?v=n4gSYWY7RsY

Fotos: Verônica Macedo