17/08/2017 Comissão fiscaliza lojas de eletrodomésticos no Alecrim

A Comissão de  Defesa do Consumidor visitou lojas de eletrodomésticos no bairro do Alecrim nesta quinta-feira (17) para averiguar o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor. As visitas foram acompanhadas pelos Procon's de Natal e da Câmara Municipal e fazem parte do cronograma de ações externas da Comissão. "Nosso objetivo é fazer com que a Comissão de Defesa do Consumidor mantenha o ritmo de extrapolar os muros da Câmara Municipal fazendo com que o consumidor se sinta efetivamente protegido, com os órgãos de defesa in loco, acompanhando, e a Comissão fazendo as adequações que forem necessárias", afirmou o vereador Kleber Fernandes (PDT), presidente da Comissão.

De acordo com o vereador, um dos problemas mais recorrentes nas lojas é a precificação dos produtos. "As informações não estão claras, não estão precisas, da forma como determina o código de defesa do consumidor e o Decreto Federal 2181, que regulamenta essa questão da precificação de produtos. Sem essas informações o consumidor fica em dúvida quanto aos valores, taxa de juros e forma de pagamento", explicou Kleber Fernandes.

Segundo o diretor do Procon Legislativo, Carlos Alberto Freire Júnior, as lojas serão notificadas para se adequarem às normas do código. "Se forem constatadas irregularidades, as lojas serão notificadas a prestarem esclarecimentos ao Procon. O órgão mostra as adequações necessárias para que os problemas sejam sanados, se não houver as adequações a loja será multada", ressaltou.

O vereador Dickson Nasser Júnior (PSDB), destacou que as visitas regulares são importantes devido às atualizações constantes nas leis em defesa do consumidor. "Nas nossas visitas de hoje conversamos com um gerente que não sabia de algumas mudanças no código do consumidor. A Comissão explicou e esclareceu alguns pontos para que a loja pudesse se adequar", disse. Para o gerente de uma das lojas visitadas, Nóbrega Júnior, mais conhecido por "seu Nobre", a fiscalização é positiva para que os profissionais possam estar sempre atualizados das mudanças da lei. "As visitas esclarecem as nossas dúvidas para que a gente ofereça um atendimento mais eficaz, mais próximo ao consumidor, para que ele sinta segurança no nosso atendimento, na nossa marca e no nosso profissionalismo", afirmou  Nobre.

Texto: Karol Fernandes
Fotos: Marcelo Barroso