11/08/2017 11 de agosto: Câmara presta homenagem ao Dia do Advogado

Advogadas e advogados que militam em diversos fóruns acompanharam, nesta quinta-feira (10), uma sessão solene na Câmara Municipal de Natal em homenagem ao Dia do Advogado - 11 de agosto, a data em que foram instituídos, em 1827, os dois primeiros cursos de direito do Brasil, em São Paulo (SP) e Olinda (PE). A solenidade, proposta pela vereadora Ana Paula (PSDC), reuniu grande número de personalidades do meio jurídico do Rio Grande do Norte, que foram agraciadas com a Comenda Seabra Fagundes.

"De acordo com a Constituição Federal em seu artigo 133, "o advogado é indispensável à administração da Justiça", sendo o único ofício encartado como um dos seus pilares", disse a vereadora Ana Paula. "O Dia do Advogado é significativo não só para a classe, mas também para toda a sociedade que busca na justiça a defesa de seus mais legítimos direitos e a consolidação de um estado democrático, seguro e pleno de oportunidades para os seus integrantes", acrescentou.

O presidente em exercício da Casa, vereador Ney Lopes Júnior (PSD), elogiou as indicações feitas pelos parlamentares dos juristas que foram homenageados. "Essa é uma data muito importante e deve ser celebrada, pois é fundamental a participação dos advogados nas lutas sociais. Portanto, ficamos felizes por distribuir esta comenda a nomes tão ilustres".

"Em todo país, os operadores do direito têm dado mostra de comprometimento com o aperfeiçoamento da democracia na medida em que se vocaliza os anseios da sociedade", ressaltou o presidente da Seccional Potiguar da OAB, Paulo Coutinho.

Segundo ele, a advocacia é uma missão pautada em tarefas desafiadoras e que exige dedicação e idealismo do profissional. "Todavia, aqueles que nela iniciam não devem ter medo de ousar, de inovar, de buscar fazer o melhor de forma diferente. As leis mudam. A tecnologia avança. Os processos de aprendizado se aperfeiçoam. E cabe a nós acompanhar o ritmo da evolução", afirmou.

Utilidade Pública

Na ocasião, o plenário também homenageou a Associação dos Advogados do Rio Grande do Norte - AARN que, por iniciativa do vereador Kleber Fernandes (PDT), acaba de ser reconhecida como entidade de Utilidade Pública Municipal. "É o reconhecimento do trabalho que a instituição desenvolve ao longo desse período de formação, com foco na qualificação profissional e luta em defesa das nossas prerrogativas", comemorou a presidente da AARN, Rossana Fonseca.

"Trata-se de fortalecer uma instituição que presta relevantes serviços à advocacia potiguar. Com mais de 200 membros, a AARN levanta a bandeira da dignidade, realça o valor da profissão para a sociedade. Aproveito este momento para lembrar que a democracia brasileira deve muito aos advogados, que lutaram incansavelmente pelas liberdades individuais, especialmente durante os períodos de autoritarismo", finalizou o vereador Kleber Fernandes.

Fotos: Elpídio Júnior