09/08/2017 Câmara vai participar das ações do "Setembro Cidadão"

A Câmara Municipal de Natal já está se preparando para participar das atividades a serem realizadas dentro do Setembro Cidadão, mês dedicado a ações de cidadania em diversas frentes como artes, meio ambiente, educação e inclusão social. Em reunião nesta manhã (9) o presidente da casa, vereador Ney Lopes Júnior (PSD) recebeu representante da campanha e garantiu apoio da casa legislativa. Participaram também a vereadora Júlia Arruda (PDT) e a diretora da Escola do Legislativo Miguel Arraes, Michelle Paulista.

No mês em questão a adesão da câmara ficará em evidência já na fachada da sua sede, que será iluminada pelas cores verde e amarelo, da bandeira do Brasil. Além disso, o legislativo municipal vai atuar em outras frentes. "A câmara  vai se engajar junto ao Setembro Cidadão, que tenta resgatar a cidadania, a ética e a moral. Vamos estabelecer vários eventos. Teremos concurso de redação, reunião do câmara mirim em que jovens vão conduzir uma sessão ordinária, além de sessão especial sobre a campanha e vídeos educativos a serem veiculados na programação da TV Câmara", explica o presidente Ney Júnior. De acordo com a diretora da Escola do Legislativo, Michelle Paulista, o curso de redação será lançado nos próximos dias.

A coordenadora do Setembro Cidadão, Lígia Limeira, destacou como é importante a participação dos vereadores enquanto representantes da população natalense e lançou proposta de estender as iniciativas dos parlamentares para além do mês de setembro. "Queremos convidar os parlamentares a realizar ações a serem realizadas em setembro e que se estendam com resultados práticos durante todo o ano para que possamos destacá-la na edição seguinte do Setembro Cidadão.
Fica instituído no Município de Natal o “Setembro Cidadão”, mês dedicado a ações relevantes ao Dia Estadual da Educação Cidadã, de modo que cada um veja o melhor modo de abraçar a causa e façamos um trabalho de fortalecimento da cidadania e do processo democrático", disse Limeira.

Para a vereadora Júlia Arruda, presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, a campanha reforça as atividades da frente neste mês. "A Frente Parlamentar está inserida no contexto do Setembro Cidadão e a Câmara não poderia estar de for. São ações que reforçam essa temática e que levam, especialmente para as crianças e jovens, a importância dos direitos e deveres do cidadão", destacou a parlamentar. O Setembro Cidadão foi instituído no calendário do município em 2015 com a sansão da Lei n.º 6.536, cujo projeto foi apresentado pelo então vereador Júlio Protásio, como forma de adaptar as ações do município à já existente Lei  Complementar Estadual nº 494/2013, que trata da mesma temática.

Fotos: Marcelo Barroso