09/08/2017 Entidades para pessoas com deficiências sofrem sem recursos

A Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida se reuniu na manhã desta quarta-feira (09) e constatou, através de relatórios, que as diversas instituições que atendem pessoas com deficiência sofrem com a falta de recursos, seja do poder público ou da iniciativa privada.

"Existem instituições como a Neurinho que não possui nenhum apoio do poder público, muito menos da iniciativa privada. Para se ter uma noção a instituição só tem apenas um sócio benemérito, e diante dessa situação a Comissão organizar uma campanha para construir a sede da Neurinho e lutar para que ela possa se conveniar e expandir suas atividades", afirmou a presidente da Comissão, vereadora Nina Souza (PEN). De acordo com a vereadora, o trabalho das instituições é comprometido devido à falta de recursos, a escassez de convênios, além dos repasses atrasados oriundos do SUS.

"São instituições que fazem um trabalho maravilhoso que poderia ser ampliado, poderia ter um raio de atendimento maior, mas como fazer sem recursos? Portanto, quem receber uma ligação, por exemplo, da ADOTE (Associação de Orientação aos Deficientes) ajude, vá conhecer a instituição porque eles com tão pouco fazem muito", explicou Nina Souza. Dentre as instituições visitadas estão a Sociedade Amigos do Deficiente Físico (SADEF RN), Associação Neurinho, ADOTE e Associação Paradesportiva do rio Grande do Norte (APERN).

O vereador Robson Carvalho (PMB) destacou a importância das visitas para conhecer os problemas enfrentados pelas instituições e conseguintemente buscar as devidas soluções. "A Comissão está lutando para as melhorias em relação à acessibilidade na cidade de Natal. Estaremos em progressão, com a ajuda e participação direta das pessoas que sentem na pele esses problemas, para que a gente possa construir políticas públicas e Projetos de Lei que venham a beneficiar as instituições e as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Texto: Karol Fernandes
Fotos: Marcelo Barroso