04/08/2017 Dia do Padre é celebrado em sessão solene

Em sessão solene marcada pela boa presença de público, por emocionados depoimentos e uma alegria contagiante, a Câmara Municipal de Natal promoveu, na noite desta quinta-feira (03), uma homenagem alusiva ao Dia do Padre, comemorado anualmente em 4 de agosto no Brasil. Na ocasião, padres de todas as regiões da capital potiguar foram agraciados com diploma meritório pelos relevantes serviços prestados à sociedade. Aprovado por unanimidade, o projeto solicitando a honraria teve autoria da vereadora Nina Souza (PEN).

"Nunca precisamos tanto da Igreja como nos dias atuais, pois ela é a segurança do contraponto ao individualismo reinante em nossos dias. São tempos de competição, onde a concorrência move o planeta; corremos o sério risco de valores como o amor ao próximo e a solidariedade desaparecerem", afirmou Nina, que completou: "Padres, precisamos dos senhores para que estes valores, fundamentais para o bem estar social, permaneçam vivos".

Por sua vez, o presidente em exercício da Casa, vereador Ney Lopes Júnior (PSD), saudou a todos os presentes e declarou se sentir alegre pelo fato do plenário ter sido tomado por sacerdotes empenhados em pregar o Evangelho. "Esta foi uma singela maneira de agradecermos a dedicação demonstrada por estes homens de Deus no trabalho que realizam junto aos fiéis, não só aos católicos, mas com cristãos de diferentes denominações religiosas. Sempre cumprindo suas atividades pastorais, cativando a todos com uma palavra amiga, fazendo a diferença na comunidade", avaliou.

O arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, falou sobre a importância do ministério sacerdotal e dos empenhos realizados em prol da santificação dos padres e de novas vocações. "Se faz necessário lembrar que o clero é formado por seres humanos, cercados de fraqueza, e que por isso mesmo passíveis ao erro. Todavia, o Senhor Jesus nos disse: No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo".

Já o padre Tiago Theisen, fundador de 46 paróquias na Zona Norte da cidade, ressaltou que é dever da Igreja rezar para que Deus envie líderes dispostos a cuidar das ovelhas. "A messe é grande, porém os operários são poucos. Sabemos que ninguém pode se apropriar dessa honra, a não ser quem for chamado. Sendo assim, pedimos, com especial insistência, para que o Senhor da Messe mande os operários à sua messe", disse ele, que foi homenageado pela vereadora Eleika Bezerra (PSL).

De acordo com o padre João Maria, indicado para a homenagem pela vereadora Júlia Arruda (PDT), a reverência ao clero é um sinal de gratidão ao trabalho missionário desenvolvido ao longo de décadas. "Os padres seguem o exemplo de São João Batista, ouviram o chamado do Senhor, dedicam suas vidas à comunidade com a missão de pregar a palavra e presidir a celebração eucarística. Certamente, esta é uma noite especial, porque a Casa do Povo celebra os mensageiros da esperança. Prova disso é o parlamento cheio, representando a satisfação da população com essa medida", enfatizou o titular da Paróquia Santuário Nossa Senhora de Fátima.

Fotos: Elpídio Júnior