03/08/2017 Daladier Cunha Lima e Eguiberto Lira recebem a cidadania natalense

O talento, a competência e o empreendedorismo foram festejados na noite desta quarta-feira (02) pela Câmara Municipal de Natal ao conceder o título de cidadão natalense ao professor Daladier Pessoa Cunha Lima e ao tabelião Eguiberto Lira do Vale, personalidades de destaque na sociedade norte-riograndense. Público numeroso, constituído de intelectuais, líderes políticos e de outros segmentos comunitários, dirigentes de entidades literárias, educacionais, científicas e classistas, lotou as dependências do auditório do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN).

As homenagens foram provenientes dos Decretos Legislativos de autoria do vereador Kleber Fernandes (PDT), dedicado a Daladier Pessoa Cunha Lima (natural da cidade de Nova Cruz), e do vereador Preto Aquino (PEN), dedicado a Eguiberto Lira do Vale (natural da cidade de Areia Branca). Os parlamentares aprovaram em plenário, por unanimidade, as duas propostas.

Daladier Cunha Lima é médico por formação, tendo sido, inclusive, contemporâneo do professor Onofre Lopes, com quem atuou no âmbito universitário. Foi, ainda, o primeiro reitor eleito da UFRN, função que exerceu de 1987 a 1991. Atualmente concentra suas atividades de pesquisa no UNI-RN ocupando o cargo de reitor da instituição. Escritor renomado, sendo autor dos livros Noilde Ramalho - Uma história de amor à educação e Retratos da Vida, além de outras publicações.

"Tenho a imensa satisfação de receber um título tão relevante. Vivo aqui há mais de 70 anos. Neste chão iniciei uma trajetória, formei uma linda família, fiz amizades maravilhosas. Hoje posso dizer que sou cidadão natalense de fato e de direito. Faço questão de registrar meus sinceros agradecimentos à Câmara de Natal por lembrar do meu nome, pela beleza do gesto", comemorou Daladier.

Em sua saudação a Daladier Cunha Lima, o vereador Kleber Fernandes afirmou que se trata de um homem que dedicou sua vida à busca pelo conhecimento. "Um ícone da educação nacional. Foi reitor da UFRN, participou da fundação do UNI-RN, membro da Academia Norte-Riograndense de Letras. Certamente o povo de Natal está orgulhoso do seu mais novo conterrâneo", afirmou Kleber. É uma honra conceder a cidadania natalense a um profissional exemplar em razão dos serviços prestados à sociedade de forma sempre abnegada, emprestando seu nome, respeitado internacionalmente, para elevar a qualidade das atividades educacionais em nossa cidade", completou.

O advogado, professor e poeta Diógenes da Cunha Lima declarou que nada é mais importante do que o reconhecimento do trabalho e das boas ações. "Natal é uma cidade gentil, inclusive me deu um título de cidadania, do qual tenho muito orgulho. Agora é a vez do Daladier receber a mesma honraria. Essa outorga faz justiça a uma das maiores personalidades da ciência e cultura do estado", disse o irmão do homenageado.

Eguiberto Lira do Vale é o tabelião mais antigo em atividade no Rio Grande do Norte. Atualmente, é registrador público do 1º Ofício de Notas e Registros de Parnamirim, cargo ocupado desde 1992. Iniciou sua atividade profissional em 1970 na Comarca da cidade de Pendências, onde ficou até 1982. Depois foi nomeado para o município de Angicos, em seguida, sendo indicado para o 2º Ofício de Notas de Parnamirim, no qual exerceu suas atividades até 1992.

"Quero agradecer o carinho e consideração de todos os amigos que participaram deste momento inesquecível. Este título honorífico sela de vez minha relação com Natal, terra que me proporcionou ascensão profissional e crescimento pessoal. Receber uma homenagem do parlamento que representa a população da capital potiguar tem um significado especial. Muito obrigado!", declarou Eguiberto.

Por sua vez, o vereador Preto Aquino falou que Eguiberto Lira merece a horaria mais importante concedida pelo Legislativo natalense por tudo que ele representa para a sociedade. "Esta distinção é o mínimo que a Câmara pode fazer para homenagear um cidadão que tanto contribuiu para elevar a qualidade do tabelionato no Rio Grande do Norte nas últimas décadas".

Ao final da solenidade, o prefeito Carlos Eduardo Alves ressaltou a relevância dos homenageados para o desenvolvimento da cidade. "A Câmara Municipal oportunamente reverencia dois grandes homens, que por onde passaram deixaram um rastro de dignidade, competência e honestidade. Estão todos de parabéns e fico feliz pela oportunidade de testemunhar um ato de justiça como este", concluiu.

Fotos: Elpídio Júnior