22/06/2017 Vereadores e prefeito debatem problemas da Zona Oeste com moradores

Dentro do projeto Câmara Cidadã, a Câmara Municipal de Natal realizou hoje (22) uma audiência pública com a presença do prefeito Carlos Eduardo e quase todo o seu secretariado para discutir com os vereadores e moradores os problemas da região oeste da cidade.

O momento serviu para a população apresentar as demandas da região e cobrar explicações ao Executivo por intermédio dos vereadores. "A limpeza na zona oeste, no cemitério, a sinalização e paradas de ônibus que estão faltando são algumas deficiências que esperamos que sejam atendidas já que a Câmara está aqui", declarou o morador Djalma Nunes que é ex-presidente do conselho comunitário do Bom Pastor.

O prefeito fez uma prestação de contas sobre suas ações para a região oeste. Disse que aquela oportunidade complementa sua proposta de fazer uma gestão aberta e transparente. "Estamos mostrando o que estamos fazendo e o que vamos fazer. Prestando contas e ouvindo a população que pode nos orientar sobre as ações em todas as áreas da administração", disse o prefeito. Ele destacou ainda urbanização de ruas e obras de mobilidade, como a implantação de binários nas avenidas Miguel Castro, Amintas Barros, Nascimento de Castro e Antônio Basílio e anunciou que os alagamentos nos túneis do complexo da Arena das Dunas será resolvido. "Depois de muitas idas e vindas à Brasília conseguimos ontem que a empresa retomasse a obra para o final do mês de agosto para corrigir as falhas que ficaram naquela obra", anunciou.

Os vereadores destacaram a importância da audiência. Aroldo Alves (PSDB), que mora no bairro de Nazaré, onde esta edição do Câmara Cidadã é realizada, relembrou requerimentos e solicitações que estão sendo apresentados na Câmara. "Estamos repassando um relatório sobre mobilidade com informações sobre ônibus, mudança de horário e paradas de ônibus para que seja analisado e atendidas as necessidades. Também estamos entregando sobre a situação das praças e áreas de lazer para que sejam atendidas também", disse o vereador.

Para o vereador Kleber Fernandes (PDT) a participação da população é fundamental. "A população pode vir apresentar suas reivindicações e os vereadores também podem prestar contas do se trabalho", disse. "A presença dos secretários e prefeito dá ao cidadão o poder de reivindicar e saber o que está sendo feito ou por que não foi feito", enfatizou a vereadora Ana Paula (PSDC). "Uma das áreas onde há maior deficiência de serviços é esta e a audiência é de grande valia para a população que participa e tem a oportunidade de dialogar diretamente com o prefeito", completou o vereador Ney Júnior (PDT).

O presidente da Câmara, vereador Raniere Barbosa (PDT) avalia que a Câmara está cumprindo com seu papel de cobrar e de mediar o diálogo entre a população e o Executivo. "A finalidade é a Câmara buscar essa aproximação com a população, enquanto o mediadora. Mediar esse debate num diálogo transparente e que as reivindicações sejam trazidas, ouvidas e transformadas em ações. Assim como o que foi feito seja reconhecido", conclui o parlamentar,

Texto: Cláudio Oliveira
Fotos: Marcelo Barroso